Escola S dá início ao ano letivo nesta segunda (7) com aulas presenciais

Mais de 7 mil alunos retornam às salas de aula em todo o estado; educação tecnológica e foco na formação STEM é um dos principais diferenciais da rede de educação básica da FIESC

Florianópolis, 4.2.2022 –  Estudantes da Escola S começam na próxima segunda-feira (7) o ano letivo de 2022 com aulas presenciais, conforme permissões e regras definidas em decreto estadual. Apenas em Itajaí, onde as obras da nova escola estão em fase de conclusão, as aulas serão iniciadas no dia 14 de fevereiro. Lá, a rede de educação básica da FIESC integrada por SESI e SENAI, passa a oferecer a partir deste ano atendimento pré-escolar (a partir de 4 anos), ensino fundamental (1º ao 9º ano), ensino médio e educação maker, no contraturno. Em Jaraguá do Sul, a Escola S passa a atender alunos do 6º e 9º ano.

A rede de educação básica da FIESC tem contado com o apoio da tecnologia para tornar a sala de aula cada vez mais atrativa. Exemplo disso é o robô humanoide Sebit, que tem auxiliado os docentes em conteúdos de linguagens, língua inglesa, interações socioemocionais.

O robô permite programações personalizadas entre professores e alunos, tornando o processo de aprendizagem ainda mais rico e interativo. “O Sebit também desperta o interesse das crianças por programação, tecnologia, matemática e ciências. É a conexão da teoria e da prática, além de tornar o aprendizado mais interessante e criativo”, analisa o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “Os alunos podem ganhar experiência com aprendizagem de áudio, locomoção, sinal de vídeo, e reconhecimento de voz”, acrescenta. O recurso é utilizado na educação infantil e no ensino fundamental.

Entre os diferenciais da Escola S estão os espaços STEAM, com equipamentos e infraestrutura completa para o desenvolvimento de projetos “mão na massa” que estimulam a criatividade; o incentivo à adoção de hábitos saudáveis, com o despertar da consciência para os cuidados com a saúde e com o meio ambiente; os torneios de robótica, parceria com a FIRST e F1 in Schools para o desenvolvimento de projetos inovadores para a resolução de problemas cotidianos; programa bilíngue no ensino médio, com imersão para aprendizado de uma segunda língua; suporte ao ENEM, por meio de atividades realizadas em carga horária extra e oficinas gratuitas; parcerias internacionais, que facilitam o ingresso de alunos formados na Escola S; entre outras.

:: Escola S já oferece o ‘novo’ ensino médio
Para substituir o modelo do ensino médio oferecido aos jovens catarinenses, a Escola S foi precursora no estado na implantação da nova proposta, como destaca o gerente de educação básica e profissional do SESI e do SENAI, Thiago Korb. “Esse modelo valoriza o protagonismo juvenil, uma vez que ele pretende atender as múltiplas intenções e interesses, seja aprofundando a educação com interesse acadêmico, seja se preparando para o mundo do trabalho. O novo ensino médio passa a ser obrigatório a partir deste ano”, informa. Estudantes de Criciúma, São José, Florianópolis, Tijucas e Brusque têm acesso ao curso técnico em desenvolvimento de sistemas. Em Joinville e Jaraguá do Sul, o itinerário do ensino médio conta com formação profissional em mecatrônica, em linha com a vocação industrial da região. Em todas as escolas também está disponível o itinerário STEAM, com disciplinas diferenciadas como: Biohackeria, Mídias Digitais, Robótica, Games e Apps, por exemplo.

:: Apoio às famílias na pandemia
A pandemia causada pelo coronavírus elevou a atenção com a saúde mental e, para auxiliar a comunidade escolar nesse processo, a Escola S passou a oferecer atendimento psicopedagógico por meio do Programa de Acolhimento e Convivência SESI e SENAI. “Nós construímos uma rede de apoio em todas as regiões que inclui, além dos nossos profissionais, representantes locais do conselho tutelar, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), das unidades básicas de saúde, psicólogos autônomos e clínicas particulares. Em 2021 realizamos mais de 500 atendimentos”, conta Kelly Bueno, psicopedagoga do SESI e do SENAI. O serviço pode ser acessado nas unidades escolares por meio dos profissionais da Escola S.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC