Equipes de Brusque e Caçador vencem Grand Prix SENAI de Inovação

Outras equipes do SESI e SENAI em SC obtiveram destaque no evento em que grandes empresas apresentaram desafios reais da indústria; atividade  congregou quase 9 mil estudantes de todo o país

Florianópolis, 14.12.2023 - Equipes do SENAI em Caçador e Brusque venceram suas categorias no Grand Prix SENAI de Inovação 2023, evento nacional cujos resultados foram anunciados nesta quarta (13). Outras seis equipes do SENAI e do SESI de Santa Catarina chegaram ao pódio, classificando-se na segunda ou terceira colocação.

O evento contou com participação recorde, de 1.902 equipes, formadas por 8,9 mil estudantes de 868 instituições de ensino públicas e particulares. Os participantes tiveram que resolver desafios reais da indústria, propostos por grandes empresas em cinco temas: automação, automotiva, saúde, tecnologia da informação e têxtil e vestuário.

Desafios reais

Para cada temática, uma companhia referência na área lançou um desafio real. Foram elas: Finder, Jaguar Land Rover, Hospital Sírio Libanês, Amazon Web Services (AWS) e Grupo Malwee. As equipes inscritas competiram em três categorias: júnior (alunos do ensino médio), avançado (cursos técnicos, de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento) e sênior (graduandos).

Conquistas catarinenses

Os melhores desempenhos catarinenses foram na temática automotiva, com as conquistas principais nas categorias Avançado (SENAI Brusque) e Sênior (SENAI Caçador, Uniarp e EEB Paulo Schieffler). Além disso, na categoria Júnior, o SENAI Curitibanos (com a escola Professor Argeu Furtado) ficou em segundo e o SENAI Caçador, em terceiro. O desafio desta temática, proposto pela Jaguar Land Rover, foi o de melhorar a inclusão de trabalhadores com deficiência nas mãos no processo de produção.

Na temática Automação, o desafio apresentado pela Finder foi o de apresentar soluções para promover crescimento de negócios de pequeno ou médio porte com Finder Opta através da transformação digital. A equipe do SENAI em Brusque com a Escola Feliciano Pires ficou com a segunda posição.

Equipes do SESI em Concórdia (segundo lugar) e do SENAI em Guaramirim (terceiro) se destacaram no desafio proposto pelo Grupo Malwee. A empresa identificou que o número de costureiras qualificadas vem se reduzindo gradativamente e muitas das remanescentes estão na iminência da aposentadoria. Por isso, o desafio foi encontrar soluções nos campos tecnológico, ambiental, social ou educacional.

Já uma equipe do SESI em Chapecó ficou em segundo lugar na categoria Júnior no desafio da área de saúde, apresentado pelo Hospital Sírio Libanês. A proposição foi de aprimorar a inclusão multigeracional na área da saúde.

Premiação

O GP envolveu ainda 469 mentores e 380 avaliadores. Os campeões em cada categoria ganham uma viagem técnica em 2024 a um ecossistema de inovação; e os segundos e terceiros colocados ganham 30 mil e 20 mil SENAI Coins respectivamente, que podem ser utilizados em produtos ou cursos SENAI.

Confira os destaques do SESI e do SENAI de SC

Desafio: Automação - Finder: Como promover crescimento de negócios de pequeno ou médio porte com Finder Opta através da Transformação Digital?

• Categoria Júnior - 2º lugar: SENAI Brusque e EEB Feliciano Pires

Desafio Automotiva – Jaguar Land Rover: Como melhorar a inclusão de trabalhadores PcD’s com deficiência nas mãos no processo de produção na Jaguar Land Rover?

• Categoria Júnior - 3º lugar: SENAI de Caçador (SC)
  • Categoria Avançado - 1º lugar: SENAI Brusque (SC)
  • Categoria Sênior - 1º lugar: Uniarp, EEB Paulo Schieffler e SENAI Caçador (SC)

Desafio Saúde - Hospital Sírio Libanês: Como aprimorar a inclusão multigeracional na área da saúde?

• Categoria Júnior - 2º lugar: SESI Chapecó (SC)

Desafio Têxtil e Vestuário - Grupo Malwee: Os desafios da indústria têxtil com a redução de mão de obra qualificada na costura.

• Categoria Júnior - 2º lugar: SESI Concórdia (SC)
  • Categoria Avançado - 3º lugar: SENAI Guaramirim (SC)

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC