Florianópolis, 20.03.25 - A aplicação da inteligência artificial no setor de energia, o uso de drones para vigilância patrimonial e estudos sobre impactos das mudanças do clima estão entre os temas dos projetos de inovação da ENGIE Brasil Energia, apresentados em evento realizado na sede da Companhia, em Florianópolis, nesta terça, dia 18.
Foram reconhecidos 208 colaboradores das diferentes áreas da empresa líder no país em geração de energia com fontes 100% renováveis. Os vencedores tiveram apoio para colocar as ações em prática, além de premiação em dinheiro por agregarem valor à companhia através da inovação.
“Este é um momento para promover a cultura de inovação dentro da empresa, incentivando todos a pensar de forma criativa e a buscar novas soluções”, afirma o diretor-presidente da Engie, Eduardo Sattamini.
A premiação interna de projetos inovadores ocorre desde 2007. Agora, está reformulada dentro da premiação Re-conhece, que é anualmente concedida aos projetos mais inovadores do programa INOVE 360.
“Trata-se de uma ação dedicada a incentivar nossos colaboradores a tirarem suas ideias do papel, dando origem a novos produtos, serviços ou melhorias em processos administrativos ou operacionais. Valorizamos as inovações, simples ou complexas, em todas as áreas e que tragam melhorias alinhadas com nossos direcionamentos estratégicos”, explica o gerente de Performance e Inovação da Engie, Felipe Rejes de Simoni.
Quando aprovada, a proposta de um colaborador recebe recursos da companhia e apoio da equipe de inovação para ser desenvolvida. Quem participa é recompensado, recebendo moedas virtuais, chamadas e-coins, que são convertidas em cartões vale-presente, desde o momento da inscrição da ideia até a medição dos resultados obtidos a partir da sua implantação.
Entre os projetos desenvolvidos, estão um speech-to-text, um software que utiliza inteligência artificial em tempo real para transcrever áudios gravados em chamadas telefônicas, e um chatbot para relações com investidores, que também utiliza IA.
Outra frente de pesquisa em 2024 foram os estudos sobre impactos das mudanças do clima e do uso da terra no setor elétrico brasileiro, projeto que já está em fase de entrega dos resultados.
Também foi dado destaque a projetos que desenvolveram equipamentos, tiveram patentes concedidas e já estão na fase de lote pioneiro e inserção de mercado, como o MagAnalyzer, que prevê a industrialização em escala do equipamento para detecção não invasiva de falhas em geradores, e o TECO, um transformador óptico de instrumentação.
Premiados pelo voto popular
Conheça detalhes de algumas das ideias premiadas na categoria Inove, que recebe votação dos colaboradores:
1° Lugar - Almoxarifado Digital
A ideia foi usar a tecnologia RFID (Identificação por Radio-Frequência) para melhorar o atendimento ao usuário e a contagem de estoque. Com isso, as atividades se tornaram mais eficientes e precisas. O projeto incluiu um portal de autoatendimento com antenas RFID, onde o usuário passa seu crachá e coleta os materiais. As etiquetas RFID são lidas e uma notificação é enviada por e-mail para finalizar a operação. Também foi adquirido um leitor RFID móvel para realizar o inventário rapidamente. Ideia vem mostrando excelentes resultados e sendo replicadas em diversas usinas da companhia.
2° lugar - ENGIE Virtual Assistent - Projeto EVA (portal tributário)
O projeto EVA implementou um portal interativo para disponibilizar informações tributárias que antes só podiam ser obtidas com a ajuda de um analista. Isso permite que os usuários acessem dados tributários e utilizem serviços relacionados de forma independente, resolvendo dúvidas e atendendo às suas necessidades, o que otimiza o tempo da equipe. O portal oferece recursos de pesquisa e informações tributárias de forma rápida e descomplicada aos clientes internos via intranet. Ele resolve problemas como falta de comunicação eficaz, emissão de certidões negativas e notas fiscais, e consultas sobre tributação, tornando os processos internos mais eficientes e aumentando a autonomia dos usuários.
3° lugar- Ferramenta Consulta Retenções
A ferramenta "Consulta Retenção" foi criada para resolver problemas de tributação nos serviços contratados pela Companhia. Ela ajuda a identificar corretamente os tributos a serem retidos, evitando erros e garantindo que os valores estejam de acordo com a legislação vigente. A ferramenta usa uma planilha de dados e um simulador para calcular os valores das operações com base nos tributos retidos. O objetivo é dar mais autonomia e agilidade às pessoas envolvidas na contratação, sem precisar da assistência dos analistas tributários. A ferramenta já está em funcionamento e é atualizada conforme as mudanças na legislação.
Com informações da Engie.
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