Engie irá operar mais 942 Km de linhas de transmissão

Empresa com sede em SC arrematou lote que prevê investimentos da ordem de R$ 2,9 bilhões na construção e operação de linhas

Florianópolis, 30.09.2024 - A catarinense Engie Brasil Energia arrematou o Lote 1 do leilão de transmissão, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira, 27 de setembro, na sede da B3, em São Paulo. O lote foi arrematado com uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 252,2 milhões. O investimento previsto pela Aneel é de R$ 2,9 bilhões.

O contrato abrange a construção de aproximadamente 780 quilômetros de linhas de transmissão e duas subestações, reforçando o sistema elétrico do Paraná e Santa Catarina, assim como o atendimento à região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no estado de Minas Gerais. Inclui também a continuidade na prestação de serviços de 162,6 quilômetros de linhas de transmissão e duas subestações já existentes, que atendem os estados do Espírito Santo e a área leste de Minas Gerais. O lote passa por aproximadamente 60 municípios.

O prazo da concessão do serviço público de transmissão, incluindo o licenciamento, a construção, a operação e a manutenção das instalações de transmissão, será de 30 anos, contado da data de assinatura do Contrato de Concessão, previsto para acontecer em dezembro.

“Nossa vitória no Lote 1, que conta com sinergia com nossas atividades no Paraná, em Santa Catarina e em Minas Gerais, é resultado de meses de preparação, estudos de engenharia para otimização dos projetos e alinhamentos com o mercado, obtenção de propostas firmes de fornecedores e construtoras de primeira linha, mantendo nossos princípios de disciplina financeira, capacidade de execução e requisitos de segurança”, afirmou Eduardo Sattamini, diretor-presidente da empresa.

No segmento de Transmissão, a ENGIE já opera mais de 2,7 mil quilômetros de linhas e 6 subestações próprias, com os Sistemas de Transmissão Novo Estado, entre Pará e Tocantins; Gralha Azul, no Paraná; e Gavião Real, no Pará.

Em fase de implantação, a companhia detém o projeto Asa Branca Transmissora de Energia, com mais de 1.000 quilômetros de extensão de linhas de transmissão entre a Bahia e o Espírito Santo, passando por Minas Gerais.

Com informações da Engie

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine: https://fiesc.com.br/news