Engie investe R$ 5,6 bilhões em geração renovável no primeiro semestre

Volume aplicado é recorde para a empresa no Brasil; estimativa é de cerca de outros R$ 8 bilhões em investimentos até o fim de 2025

Florianópolis, 12.08.2024 - A Engie Brasil Energia finalizou o primeiro semestre de 2024 com volume recorde de investimentos em geração renovável. Com R$ 2,1 bilhões alocados no segundo trimestre, a companhia já soma R$ 5,6 bilhões investidos nos primeiros seis meses do ano, sendo R$ 3,1 bilhões para novos projetos, R$ 2,4 bilhões para a aquisição de conjuntos fotovoltaicos operacionais, além de investimentos complementares na modernização de usinas hidrelétricas e na manutenção e revitalização do parque gerador.

“A Engie Brasil Energia segue comprometida com o investimento em geração renovável, expandindo nosso parque gerador e equilibrando a origem da receita entre o mercado regulado e o ambiente de contratação livre”, destaca Eduardo Sattamini, diretor-presidente da empresa.

A Engie fechou o semestre com 9.059,0 MW de capacidade instalada, operando um parque gerador de 10.768,8 MW, composto por 103 usinas, sendo 11 hidrelétricas e 92 complementares (centrais a biomassa, PCHs, eólicas e solares) e 2.710 km de linhas de transmissão de energia concedidos.

Resultados financeiros

O relatório financeiro da companhia no segundo trimestre revela ainda uma receita operacional líquida de R$ 2,8 bilhões, aumento de 7,4% frente ao registrado no mesmo período de 2023. Já o lucro líquido ajustado foi de R$ 855 milhões, alta de 6,1% em relação ao valor alcançado no mesmo período do ano passado.

Contribuíram para os resultados positivos do período a receita obtida pela indenização referente ao atraso na implantação do Conjunto Eólico Santo Agostinho, no valor de R$ 262 milhões, bem como o impacto positivo das transações de curto prazo realizadas no período.

Os principais fatores atenuantes foram a venda da Usina Termelétrica Pampa Sul no segundo trimestre de 2023 e a redução do resultado de equivalência patrimonial em razão da alienação parcial da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG).

Com informações da Engie.

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.  Assine: https://fiesc.com.br/news