Encontro reúne cadeia têxtil de Brusque e região

Câmara de Desenvolvimento da Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados da FIESC realizou evento nesta quarta-feira, dia 28

Brusque, 28.09.2022 – Representantes de toda a cadeia têxtil de Brusque e região e entidades educacionais estiveram presentes na manhã de hoje, 28, na Associação Empresarial – ACIBr, para um encontro que abordou dados econômicos do setor e sua importância no Vale do Itajaí Mirim e no Estado. O debate foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), com apoio da vice-presidência regional e mediado pelo presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados da federação, Giuliano Donini.

O empresário destacou a importância do setor para a economia catarinense, que é o maior empregador do Estado, com quase 9 mil empresas formais, sendo 0,5% grandes empresas, 3% médias,  14% pequenas e 83% são de microempresas. Além disso, está totalmente envolvido com as novas tecnologias, incentivando a qualificação profissional das pessoas. Desta maneira, a Câmara busca se aproximar cada vez mais das regiões para promover uma integração.

“Uma cadeia formada por tantas empresas, nos instiga a ter o desafio da integrá-las e trabalhar temas que são importantes para todo o Estado, para todo esse segmento da economia. E ter a oportunidade de fazer esse encontro regionalmente, nos enriquece para que, inclusive, todos os participantes da Câmara da Moda, que estão em diversas posições do Estado, também consigam compreender melhor as particularidades de cada região”, destacou Donini.

Ainda segundo o presidente da Câmara, o desafio é também integrar essas organizações - como as que existem em Brusque e região-, com as organizações estaduais para que ganhe força efetivamente. “A ideia é valorizar o que é feito regionalmente e entender quais são os desafios e as necessidades para que a Federação das Indústrias, que reconhece o valor deste setor, possa contribuir para que essas iniciativas locais, que é onde as coisas realmente acontecem, se viabilizem de uma maneira bem mais fluida”, frisou.

Para o presidente do sindicato patronal Têxtil – Sifitec, Marcus Schlosser, que também participou do encontro, “entre todos os temas relevantes tratados, a apresentação do cenário econômico posicionando a cadeia têxtil de Brusque e região no estado e no país foi interessante para termos mais uma vez a certeza da importância da atividade".

A presidente da ACIBr e diretora da FIESC, Rita Cassia Conti, ressaltou que foi uma reunião setorial, porém com participação virtual  de todo o Estado. "Houve uma visibilidade muito grande da nossa região, da nossa indústria e dos nossos cases. Nós  apresentamos o case do Vale das Toalhas, foi falado da Pronegócio e de toda geração de valor que fizemos com nossos produtos e dos números econômicos. Muito bom para alinhar pensamento no mundo da moda, pois o setor tem grande relevância na região”, destacou.

Com informações da assessoria de imprensa regional