Encontro com sindicatos de indústria debate desafios na área trabalhista

Reunião contou com a participação de representantes de 90 sindicatos filiados à FIESC e também debateu reforma tributária, incentivos fiscais e valorização das negociações coletivas. O juiz Marlos Melek ministrou palestra sobre o futuro do trabalho.

Florianópolis, 22.06.2023 - O futuro e os desafios das relações do trabalho foram tema de encontro, promovido pela Federação das Indústrias (FIESC), nesta quinta-feira, dia 22, com a participação de representantes de 90 sindicatos de indústria filiados à entidade. O juiz Marlos Melek, um dos redatores da reforma trabalhista, realizada em 2017, ministrou palestra em que abordou também os principais pontos da reforma.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, manifestou preocupação quanto ao risco de reformulação da reforma trabalhista. “Entendemos que o momento não é adequado para voltar a debater o assunto, que é muito sensível ao setor industrial”, afirmou, destacando que essa preocupação foi levada, ontem, ao vice-presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Na reunião, ele também destacou a atuação da FIESC pela aprovação da reforma tributária, informou sobre as ações da entidade pela manutenção dos incentivos fiscais e abordou a valorização das negociações coletivas.

Em sua palestra, o juiz, que já foi proprietário de uma indústria de cosméticos, disse que conhece os desafios do setor produtivo e explicou sobre os riscos e possibilidades da terceirização, além de comentar as decisões mais recentes dos tribunais superiores na área trabalhista.