Enafer reforça papel da ferramentaria no desenvolvimento industrial

Abertura do evento foi realizada nesta quinta em Joinville com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do presidente da FIESC, Mario Aguiar

Florianópolis, 20.06.2024 - Teve início nesta quinta-feira (20), em Joinville, o 16o Enafer (Encontro Nacional de Ferramentarias). Presente na cerimônia de abertura, o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, enalteceu o papel do setor da ferramentaria para o desenvolvimento industrial.

Para o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, essa ligação é mais forte em momentos de reinvenção da indústria, como o atual. “No processo de neoindustrialização, o setor de ferramentaria se torna cada vez mais essencial para a competitividade da indústria, tendo em vista sua função estratégica dentro do processo fabril”, afirmou.

Neste cenário, Alckmin citou o programa Brasil Mais Produtivo como uma ação para vencer esse desafio. “ABDI, SENAI, Sebrae, os três juntos, vão empresa por empresa identificar os gargalos, as ineficiências, a necessidade de digitalização. Então: o SENAI faz o diagnóstico, o Sebrae faz o projeto, e o BNDES financia”, explicou Alckmin.

Aguiar ressaltou que, “como as demais áreas da indústria, o segmento de ferramentaria enfrenta desafios relacionados aos avanços tecnológicos, como a produção flexível para a personalização e flexibilidade, uma demanda que a indústria de maneira geral precisa atender cada vez mais”. O presidente da FIESC destacou também a importância da ferramentaria para a economia de Santa Catarina, estado que congrega o segundo maior número de estabelecimentos industriais do setor no país.

Ressaltando os desafios enfrentados pelo setor, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Christian Dihlmann, fez um apelo ao vice-presidente, para que o governo apoie as iniciativas para alavancar o setor. Ele citou o projeto Pódium, que reúne o poder público, empresários, setor acadêmico e trabalhadores com o objetivo de posicionar o Brasil no mercado mundial de ferramentarias, como um exemplo de contribuição com a neoindustrialização do país.

Sobre o Enafer

O Enafer 2024 é o maior evento de debates e palestras do setor de ferramentarias do país, realizado de forma itinerante e anual em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e promovido pela Abinfer, com o apoio de diversas entidades.

ENAFER 2024 - 20 e 21 de junho www.enafer.com.br
Ágora Tech Park – Joinville
Inscrições gratuitas, aqui.

Com informações da Enafer.