Empresas têm até o dia 29 para destinar imposto de renda a projetos sociais

Em SC, destinação poderia injetar R$ 250 milhões em áreas como saúde, atendimento ao idoso e apoio a crianças; programa da FIESC recomenda projetos em todo o estado que podem receber aportes

Florianópolis, 1°.12.2023 – Empresas que tributam por lucro real têm até o dia 29 de dezembro para destinar até 10% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) a projetos sociais voltados à saúde, infância e adolescência, esporte, cultura, assistência a idosos e apoio a pessoas com deficiência. Nesta sexta-feira (1º), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lança nas redes sociais uma campanha para incentivar a destinação do IRPJ.

A iniciativa é uma ação do Programa Fundo Social, que durante todo o ano estimula a destinação e mantém uma plataforma com mais de 90 projetos sociais analisados e recomendados por um grupo de trabalho especializado. Todos estes projetos podem ser indicados pelas empresas para receber recursos do IRPJ.

🔹 Acesse a plataforma do Fundo Social e confira os projetos recomendados.

Recurso permanece em Santa Catarina

Entre outros benefícios, a destinação injeta recursos nos municípios, ajuda na melhoria dos indicadores sociais locais, fomenta a economia das cidades e contribui com o atendimento à população em vulnerabilidade social.

No Estado, mais de 2 mil empresas podem fazer a destinação. Juntas, poderiam aplicar R$ 250 milhões em projetos sociais. Seria possível, por exemplo, comprar 53 máquinas de ressonância magnética para diagnóstico e tratamento do câncer (média de uma a cada cinco cidades catarinenses).

Em outubro, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, comprou uma destas máquinas com recursos do imposto de renda destinado por empresas e pessoas físicas. Por mês, a unidade presta cerca de 4 mil atendimentos na área de oncologia. O projeto estava recomendado na plataforma do Fundo Social.