Criciúma, 29.10.2025 – A FIESC realizou workshop de transformação digital focado em apoiar indústrias catarinenses na avaliação de seu grau de maturidade digital. O evento reuniu conteúdo técnico, troca de experiências e a aplicação de uma autoavaliação estruturada, permitindo às empresas compreenderem sua situação atual e planejarem os próximos passos. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 29 de outubro, em Criciúma.
A participação contou com, ao menos, dois representantes de cada empresa, de áreas distintas como gestão, produção, tecnologia, inovação e qualidade, o que possibilitou uma análise mais integrada da realidade empresarial.
Durante a programação, os participantes responderam a um questionário orientado que gerou um diagnóstico completo sobre os processos e práticas digitais das organizações, envolvendo aspectos de gestão, tecnologia, inovação e cultura. A condução das atividades esteve sob responsabilidade do Instituto SENAI de Tecnologia em Excelência Operacional.
O encontro contou a participação do vice-presidente regional Sul da FIESC, Edilson Zanatta, e também com palestra de Eduardo Scotti Serafim, da WEG, que apresentou a experiência da empresa na implementação de soluções digitais e inovação industrial. Além disso, foi apresentado a atuação das Câmaras Setoriais e Temáticas da FIESC pelo coordenador Ivo Leonardo Burghardt.
Rodrigo Zoppei, gerente de transformação digital do Instituto, observou que, por meio de um diagnóstico de transformação digital, é possível entender onde estão as principais dores para ser assertivo naquilo que traz mais resultados para o negócio. “O que nós estamos fazendo no workshop de hoje é apresentar para as indústrias como a transformação digital pode aumentar a competitividade e gerar mais lucros para os negócios, mostrando um caminho por meio de um diagnóstico de maturidade. É esse impacto que queremos trazer para o setor”, resumiu.
Com essa abordagem prática e direcionada à realidade das empresas, o workshop reforçou o compromisso do setor industrial catarinense com a inovação e a busca contínua por melhorias. A iniciativa possibilitou que cada participante saísse do encontro com uma visão mais clara de suas necessidades e oportunidades, fortalecendo o planejamento estratégico e impulsionando avanços que contribuem diretamente para o aumento da produtividade e da competitividade das indústrias no estado.
Com informações da assessoria de imprensa regional
Encontro foi realizado em Criciúma, e avaliou o grau de maturidade digital das companhias participantes
