Empresas de tecnologia somam forças ao Floripa Mais Tec

Programa de ensino tecnológico, que visa à qualificação de novos profissionais para a área de TI, é realizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis em parceria com o SENAI, ACATE e Sebrae-SC; em sua segunda edição espera mobilizar mais de 30 mil pessoas

Florianópolis, 22.09.2023 - Nesta quinta-feira (21), empresas do setor de tecnologia da Grande Florianópolis conheceram mais detalhes sobre o Floripa Mais Tec - programa de ensino tecnológico que visa à qualificação de novos profissionais para a área de TI. O evento reuniu mais de 100 participantes, lotando o auditório do Centro de Inovação ACATE Primavera (CIA Primavera), em Florianópolis.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com o SENAI, ACATE e Sebrae-SC, o Floripa Mais Tec está com inscrições abertas para sua segunda edição e espera mobilizar mais de 30 mil pessoas, despertando a população para carreiras mais tecnológicas. A estimativa leva em conta estudantes e docentes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal, além de jovens e adultos que passarão por cursos de letramento digital e formações profissionais focadas nas tendências do mercado, habilidades e ferramentas utilizadas por profissionais do setor de TI, tudo isso, gratuitamente.

Para o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o esforço conjunto fortalece a atuação das mais de 3,9 mil empresas de tecnologia instaladas em Florianópolis e consolida a capital catarinense como uma cidade de oportunidades. “Já recebemos a premiação do InovaCidade 2023, concedida pelo Instituto Smart City (Cidade Inteligente) da América Latina e, na próxima semana, seremos reconhecidos como o Ecossistema mais inovador do Brasil”, comemorou, agradecendo a todos os parceiros pela conquista.

Já o gerente-executivo regional do SENAI, Luciano Mattiazzi Baumgartner, destacou a conexão do público com o privado na prática. “Ficamos muito felizes como escola de formação profissional em vermos nossa metodologia inserida neste processo de excelência, que somente no ano passado impactou 15 mil pessoas, sendo 10 mil inscritos no programa e mais de 4 mil presentes no aulão de lançamento das atividades”, afirmou Mattiazzi salientando ainda o aquecimento do setor e a atratividade dos salários que tem, inclusive, conquistado profissionais de outras áreas para uma mudança de carreira.

O diretor técnico do Sebrae-SC, Luc Pinheiro, ressaltou como o programa contribui para o impulsionamento do empreendedorismo, visto que as profissões ligadas à tecnologia podem também se transformar em um negócio. “Quem tem uma carreira é empreendedor de um negócio onde o produto é formado pelo próprio trabalho”, afirmou Pinheiro, chamando atenção para a importância da continuidade da iniciativa que amplia as oportunidades para a população e consolida a área da tecnologia como um segmento viável e desejado para futuros profissionais.

Por fim, o vice-presidente de Talentos da ACATE, Moacir Marafon, destacou que o último mapeamento realizado pela entidade mostrou que, nos próximos dois anos, apenas na Grande Florianópolis, mais de 18 mil vagas de emprego serão abertas por empresas de tecnologia. No Estado, a necessidade de profissionais deve ultrapassar a marca de 34 mil até 2025. “Com isso, fica evidente que devemos fomentar ações de formação de profissionais capacitados na área de tecnologia, criando perspectivas de trabalho para as pessoas e solucionando uma carência latente do setor”, afirmou.

As empresas que têm interesse em apoiar a iniciativa podem se cadastrar clicando aqui. Entre as vantagens está o acesso aos currículos exclusivos cadastrados na plataforma de empregos da FIESC, além da oportunidade de divulgar suas vagas aos alunos do Floripa Mais Tec

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC