Empregadores e trabalhadores iniciam negociação do piso regional

Primeira rodada foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, na FIESC, em Florianópolis

Florianópolis, 16.12.2022 - Nesta sexta-feira, dia 16, representantes de federações empresariais e dos trabalhadores iniciaram as negociações para a atualização do piso regional de Santa Catarina. Este é o 13° ano em que são realizadas as negociações para atualizar as quatro faixas que compõem o mínimo regional catarinense. O encontro foi realizado na sede da FIESC, em Florianópolis, e a próxima reunião está programada para o dia 26 de janeiro.

"Hoje se inicia uma nova negociação. Santa Catarina sempre deu uma demonstração dessa harmoniosa relação entre empregadores e trabalhadores.  E isso é fundamental. Um país só se desenvolve quando tem relação harmônica. E nós estamos dando exemplo em Santa Catarina", afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

O piso catarinense foi instituído pela Lei Complementar 459, de 30 de setembro de 2009, com validade para o ano de 2010. Em todos os anos subsequentes, os valores foram negociados e acordados entre entidades representativas dos empregadores e dos trabalhadores. O mínimo regional se aplica exclusivamente aos empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho. Os valores negociados entre as duas partes são a base para projeto de lei complementar encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa.