Embraer anuncia fábrica para produzir “carro voador”

Planta industrial será situada em área a ser ampliada dentro de unidade da empresa em Taubaté (SP).

São José dos Campos (SP) – 20.7.2023 – A Eve Air Mobility e a Embraer anunciaram hoje que a primeira fábrica para a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve será localizada na cidade de Taubaté, no interior São Paulo. A planta industrial será situada em uma área a ser ampliada dentro da unidade existente da Embraer na cidade e está sujeita a aprovação final das autoridades.

O local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer, em São José dos Campos, e à equipe de engenharia e recursos humanos da Eve. Para as empresas, este cenário facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade.

"Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor", afirmou Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

Segundo informações do jornal Estado de São Paulo, a montagem do primeiro protótipo da aeronave está prevista para esse ano, com o início dos testes em 2024. A previsão das empresas é de início das operações em 2026. O modelo inicial terá capacidade para um piloto e quatro passageiros. Futuramente, está prevista a operação autônoma, sem a necessidade de um piloto.

Além do desenvolvimento de seu eVTOL, a Eve também está focada em criar um portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.