Embaixador italiano participa de evento de promoção econômica na FIESC

Alessandro Cortese esteve acompanhado da Cônsul Geral daquele país para Santa Catarina e Paraná, Eugênia Tizania Berti; embaixador enalteceu desempenho econômico catarinense e demonstrou otimismo quanto à ampliação das relações bilaterais

Florianópolis, 05.12.2023 - O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e a Cônsul Geral daquele país para Santa Catarina e Paraná, Eugênia Tizania Berti, participaram nesta terça (5) do evento Oportunidades Comerciais entre Santa Catarina e Itália, promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O objetivo do encontro foi estreitar relações bilaterais e identificar oportunidades comerciais entre as duas regiões.

“Santa Catarina tem orgulho de uma relação histórica e sólida com a Itália, que remonta aos primeiros imigrantes que aqui se estabeleceram, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e cultural do nosso estado”, afirmou o empresário André Armin Odebrecht, vice-presidente da FIESC para a região do Alto Vale do Itajaí e que representou o presidente, Mario Cezar de Aguiar. “Hoje, esse legado perdura, e vemos a presença da Itália não apenas em nossas tradições, mas também nos negócios e na economia catarinense. Muitas de nossas indústrias foram criadas por imigrantes italianos ou seus descendentes”, acrescentou Odebrecht, que citou as empresas Marcegalia e Zuchetti, como exemplos de recentes investimentos italianos no estado. O vice-presidente da FIESC destacou também o compromisso da entidade com a internacionalização da indústria catarinense e a promoção do comércio exterior.

O embaixador Cortese se disse impressionado com o desempenho econômico de Santa Catarina. “É um estado pequeno se comparado ao Brasil, mas seu território é um terço do italiano”, disse. “A Itália está muito próxima de Santa Catarina, cuja população em grande proporção tem origem italiana; temos grandes perspectivas de intercâmbio comercial”, acrescentou. Por fim, Cortese lembrou que Catarina de Alexandria é uma santa muito conhecida na Itália, por isso, os italianos estão mais familiarizados com o nome do estado do que nos casos em que pronúncias e significados não sejam facilmente reconhecidos na Itália.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR