Em seis meses, 240 jovens do Novos Caminhos conseguem emprego em SC

Balanço da FIESC, uma das criadoras do programa, mostra que 30% das vagas foram abertas pela indústria; no período, 632 fizeram cursos profissionalizantes

Florianópolis, 31.07.2024 – Um balanço divulgado nesta quarta (31) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) mostra que 240 jovens atendidos pelo programa Novos Caminhos conseguiram emprego no primeiro semestre deste ano, 30% deles na indústria.

O Novos Caminhos é um programa de responsabilidade social da FIESC que leva saúde, educação e trabalho a crianças, adolescentes e jovens de 230 serviços de acolhimento do estado.

Na média, foram 40 empregos por mês, um aumento de 31% em relação aos 30,5 mensais de igual período do ano passado.

Rosana Baron, líder do Novos Caminhos na FIESC, diz que os números mostram que o esforço de indústrias, parceiros, colaboradores e voluntários tem dado resultado. “Os empregadores que puderem nos ajudar nesta tarefa são bem-vindos porque todo emprego conquistado é importante”, diz.

Os jovens atendidos pelo programa precisam deixar os serviços de acolhimento quando completam 18 anos de idade, por isso a importância de conseguirem trabalho para terem uma vida autônoma e independente.

FORMAÇÃO

O balanço também mostra que 632 jovens concluíram cursos de formação profissional no primeiro semestre deste ano. Na média, foram 105 por mês, ante 98 de igual período de 2023.

Os cursos mais comuns foram informática, conserto de eletrônicos, robótica, mecânica de motos, mecânica industrial, costura, marketing e logística. A maioria foi oferecida pelo SENAI/SC.

O Novos Caminhos atende jovens que precisaram sair de casa por problemas como violência doméstica, abandono ou morte dos pais. Nenhum deles está em conflito com a lei.

O programa foi criado em 2013 em parceria com o Tribunal de Justiça e a Associação Catarinense de Magistrados.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas