Em São Bento do Sul, presidente da FIESC destaca retomada econômica

Encontro reuniu cerca de 100 líderes empresariais da região

São Bento do Sul, 27.11.2019 - Em reunião com líderes empresariais de São Bento do Sul, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, destacou os diferenciais competitivos do estado. “Somos um estado de oportunidades, com a indústria mais diversificada do país, o segundo estado brasileiro no ranking de competitividade e uma das economias que vêm conseguindo superar a crise com mais eficiência”, disse. Ele ministrou palestra durante encontro promovido pela vice-presidência regional do Planalto Norte, comandada por Arnaldo Huebl. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira, dia 27, com a participação de mais de 100 empresários da região.

Em sua palestra, Aguiar mostrou como o estado vem reagindo à crise. Santa Catarina, Pará e Goiás são os três estados que conseguiram voltar ao nível da atividade econômica de 2014. A atividade econômica entre janeiro e setembro cresceu 2,7% sobre o mesmo período do ano anterior. No Brasil, essa taxa ficou em 0,8%. A produção industrial, por sua vez, teve alta de 3,4%. O índice nacional foi de queda de 1,4%. “O resultado dessa performance é imediato. Somos hoje o estado que mais gera empregos no Brasil”, destacou Aguiar.

Na indústria da transformação, entre janeiro e outubro, o saldo de empregos alcançou 36.557 vagas em Santa Catarina, resultado que representa 24% do saldo nacional de 148.114 empregos. Considerando todos os setores, o saldo alcançou 85.018 empregos no Estado, que representam 10% do saldo nacional de 841.589 vagas.

O presidente da FIESC abordou ainda as ações que vêm sendo realizadas pela instituição, especialmente em âmbito político, para manter e melhorar a competitividade da indústria catarinense. “O governo federal deve investir mais em Santa Catarina por questão de justiça e também por inteligência. Porque o Estado responde ao país com desenvolvimento”, concluiu Aguiar.

Com informações da Impulso Comunicação

Receber por e-mail