Em reunião de diretoria, FIESC debate cenários econômico e político e enfrentamento à pandemia

Encontro contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro; do ex-deputado federal Odacir Zonta; e do jornalista Moacir Pereira

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC

Florianópolis, 28.1.2022 – Os cenários político e econômico e as ações de enfrentamento à pandemia pelo governo de SC foram alguns dos temas debatidos na reunião híbrida de diretoria da Federação das Indústrias (FIESC), nesta sexta-feira, dia 28. No encontro, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, apresentou um balanço das ações e dos investimentos governamentais no combate à pandemia, inclusive com o apoio do setor produtivo do estado.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou que desde o início da pandemia, em março de 2020, a FIESC, o governo catarinense, a Assembleia Legislativa e o judiciário mantiveram uma parceria no sentido de colocar em primeiro lugar a saúde das pessoas, mas ao mesmo tempo, mantendo a atividade econômica funcionando, sempre respeitando os protocolos sanitários. “Em determinado período tivemos reuniões diárias e agora temos encontros semanais para debater os assuntos relevantes para o estado. Foi uma construção fundamental. Essa integração levou Santa Catarina a recuperar o nível de atividade econômica pré-pandemia cinco meses antes da média brasileira”, disse. Durante a pandemia, a Federação liderou a arrecadação de recursos do setor industrial, viabilizando a doação ao estado de refrigeradores para o acondicionamento de vacinas, oxímetros, respiradores, entre outros materiais que foram essenciais no combate à pandemia.

Motta, por sua vez, destacou a parceria com a FIESC na elaboração de protocolos sanitários que permitiram o funcionamento da indústria e de outros segmentos essenciais. Ele destacou uma série de ações da Secretaria no combate à pandemia, como a abertura de novos leitos de UTI, revisão da política hospitalar, que é integrada por 117 hospitais do estado e que recebe R$ 300 milhões por ano de investimento. Neste ano, 173 hospitais devem participar e o aporte deve ser de cerca de R$ 600 milhões.

O consultor da FIESC, Odacir Zonta, e o jornalista Moacir Pereira apresentaram um panorama dos cenários político estadual e nacional. Zonta destacou o acompanhamento da FIESC nos projetos que tramitam no legislativo federal, como a continuidade da desoneração da folha de pagamento, o reconhecimento das áreas consolidadas e o refis do Simples Nacional. Também observou que, por conta do ano eleitoral, há desafios para aprovar matérias importantes no Congresso Nacional, como as reformas tributária e administrativa, por exemplo.

Pereira avaliou o cenário estadual, falou das candidaturas que estão previstas até o momento, mas ressaltou que o cenário é de imprevisibilidade e muda a cada semana. Há diversas etapas e prazos previstos no calendário eleitoral que precisam ser cumpridos, como a janela de desfiliação, prazo de desincompatibilização e as convenções partidárias.

No encontro, também foram apresentadas as soluções customizadas e os projetos que o Observatório FIESC desenvolve em conjunto com indústria, o poder público, entre outras organizações. O professor da UFSC e consultor da FIESC, Pablo Bittencourt, apresentou um panorama da economia catarinense.