Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Em reunião da micro e pequena indústria, FIESC aborda E-Social e indústria 4.0

Encontro reuniu empresários no Instituto da Indústria de Joinville, nesta terça-feira (28)

Florianópolis, 29.8.2018 – A Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria da FIESC promoveu reunião com empresários de Joinville nesta terça-feira, dia 28. O encontro, realizado no Instituto da Indústria, tratou de temas como o E-Social, indústria 4.0 e isenção de ICMS para geração de energia. O presidente da Câmara, Célio Bayer, lembrou que 97,8% dos estabelecimentos no estado são micro e pequenas empresas, responsáveis por 51,6 %empregos. “No entanto, apenas 2,6 % das exportações têm origem neste setor, o que significa que tem grande potencial para crescer. Ampliar a internacionalização é uma das metas da atual gestão”, ressaltou.

A obrigatoriedade de ingressar no E-Social para as micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEI) terá início em novembro de 2018. No entanto, os empregadores desse grupo que já tiverem interesse em ingressar no E-Social já podem ter acesso ao sistema. A consultora do SESI, Migliane Reus de Mello, falou sobre os principais pontos de atenção que a empresas devem ter ao ingressar no E-Social. “O sistema permite unificar o cumprimento das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. A expectativa é eliminar a redundância de informações prestadas. Com o E-Social as empresas não devem se preocupar somente com o envio das informações, mas, principalmente, com a qualidade delas”, alertou.

 A palestra “A Indústria 4.0 para micro e pequenas empresas” foi apresentada por Alceri Antonio Schlotefeldt, coordenador de negócios do Instituto da Indústria de Joinville. Ele destacou os desafios das empresas para ter acesso às inovações e quais os passos para se transformarem e estarem preparadas para as novas tecnologias. “A primeira etapa é fazer um diagnóstico da empresa, entender o que se deseja e se reposicionar para poder implementar as tecnologias de forma segura no parque fabril. Isso vale para qualquer indústria”, destacou.

Adriana Abraham Sánchez, da coordenadoria de desenvolvimento institucional e associativo da FIESC, falou sobre o convênio ICMS 16-2015, que concede isenção de ICMS para geração de energia. Os participantes da reunião também fizeram visita técnica ao Instituto da Indústria de Joinville.

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.