Em parceria com o SESI, Tupy investe em curso de Libras para proporcionar ambiente mais inclusivo

Cinco edições do curso já foram realizadas pelas quais passaram 124 colaboradores

Joinville, 2.10.2023 - Segundo dados do IBGE, cerca de 5% da população brasileira é surda, mas somente uma parte utiliza Libras - a Língua Brasileira de Sinais, como meio de comunicação. Entre a população não surda, cerca de 10 milhões de brasileiros se comunicam por Libras. Na multinacional brasileira Tupy, colaboradores surdos fazem parte das equipes nas mais diversas áreas da companhia, tanto na planta de Joinville como na de Betim. Para dar autonomia e garantir um ambiente mais inclusivo e colaborativo, a Tupy oferece, em parceria com o SESI, um curso de Libras para todos os que atuam na empresa.

Até o momento, já foram realizadas cinco edições do curso de Libras, pelas quais passaram 124 colaboradores. Neste ano, outras seis turmas estão sendo realizadas, considerando níveis básico e intermediário. “Por meio do curso, a Companhia tem zelado pela igualdade de acesso às oportunidades e propiciado um ambiente de trabalho mais seguro e inclusivo, onde as pessoas possam se expressar e trocar experiências e vivências”, cita Fernando Toledo, gerente de DHO da Tupy.

Rosemeire Mariano, operadora de máquinas na Tupy, fez questão de participar da “cerimônia de batismo” realizada no último encontro do curso básico. Ela é surda e contribuiu com a escolha do sinal pessoal dos alunos – que é a maneira prática de identificação na comunidade surda, em que se troca a verbalização do nome por um gesto que representa a pessoa. “Fiz questão de participar porque vejo o esforço deles em contribuir com a nossa relação, fico muito feliz em estar aqui”, conta ela na língua de sinais.

Devido à convivência que possui com Rosemeire, Josué Soares Júnior explica que consegue entender o que ela quer dizer, mas que tinha dificuldades na comunicação com as outras pessoas surdas da área. Como trabalha no apoio da gestão no setor de Qualidade, resolveu fazer a capacitação. “Agora tenho mais confiança para me comunicar com qualquer pessoa surda. A inclusão é necessária e importante. Por isso, me dediquei para aprender mais sobre a língua de sinais”, conta com orgulho.

Além do curso de Libras, a Tupy possui um serviço de acompanhamento realizado por um intérprete de Libras com supervisão do Serviço Social da Companhia, para garantir que todas as necessidades e demandas sejam solucionadas. “Estamos construindo um ambiente mais saudável e seguro para as nossas equipes se desenvolverem e, ao mesmo tempo, crescerem como profissionais e como pessoas”, encerra Toledo.

Com informações da assessoria de imprensa da Tupy.