Em parceria com a indústria, SESI cria cadastro único de pessoas com deficiência

Banco de dados contempla informações como tipo de deficiência, grau de escolaridade e aptidões

Florianópolis, 08.03.2016 – Cerca de 110 pessoas com deficiência estão cadastradas na base de dados criada pelo SESI, entidade da FIESC, para auxiliar a indústria no cumprimento da Lei de Cotas (nº 8.213). O projeto, inédito no País, fez análise dos dados coletados junto às instituições de atendimento às pessoas com deficiência e em indústrias autuadas com base nos dados do IBGE.

A coleta de dados começou em 2014, quando o SESI passou a receber informações de entidades parceiras do Programa de Inclusão sobre o número de pessoas com deficiência que residem na região de Jaraguá do Sul. As instituições receberam uma ficha para o preenchimento das informações sobre as pessoas com deficiência associadas às entidades que, posteriormente, foram encaminhadas ao SESI. Desde então, 33 organizações com bancos de dados distintos iniciaram mobilização e articulação entre empresas e sociedade para a convergência dos dados em um único cadastro.

Das pessoas com deficiência cadastradas no banco do SESI, 25% já está empregada e 72% dos que ainda não estão, querem ingressar no mercado de trabalho. Mais da metade tem educação básica completa e 28% possui ensino superior completo. “Nossa expectativa é oferecer informações que possam contribuir nos processos de contratação e na análise do perfil dos profissionais com deficiência de nossa região. Além disso, temos percebido também que um efetivo processo de inclusão parte do bom diálogo, relacionamento e articulação entre empresas e sociedade”, explica o diretor regional do SESI de Jaraguá do Sul, Jefferson Galdino.

Censo

De 2008 a 2010, a entidade realizou o censo demográfico que traçou o perfil socioprofissional da pessoa com deficiência. A pesquisa também levantou questões que auxiliaram no processo de inclusão, além do grau de escolaridade, interesse pelo mercado de trabalho e o recebimento de benefícios previdenciários, tipo e origem da deficiência.

Assessoria de Imprensa – FIESC