Florianópolis, 8.8.2022 - Os 12 estudantes da rede de educação básica do SESI e do SENAI de Blumenau, que participaram no fim de semana da FIRST Robotics Competition (FRC), voltam a Santa Catarina com dois prêmios na bagagem. Além de conquistar o reconhecimento como a equipe estreante que melhor compreendeu os valores da competição (Rookie All-Star Award), a estudante Rebeca Tavares Silva ficou entre os líderes de equipe que mais se destacaram no desafio (Dean's List Award). O anúncio dos vencedores foi feito neste domingo, dia 7, no Rio de Janeiro, local de realização das provas.
Rebeca já participou das competições da First Lego League (FLL) e agora integra a equipe da FRC. Vinda de uma das comunidades mais carentes de Blumenau, a jovem é estudante da escola pública e ingressou na educação maker da Escola S por meio de bolsa oferecida pela Bosch. “Há quase quatro anos, quando comecei, tive a vida transformada pela robótica. Esse prêmio é uma recompensa por todo o esforço e tudo o que vivi até aqui. Muita gente fez parte do meu processo de evolução e sou grata a cada um”, afirma Rebeca.
Esta é a primeira vez que a equipe de Blumenau participa da FRC. O evento, que é promovido pelo SESI e pela organização sem fins lucrativos FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), combina a adrenalina dos esportes com o rigor da ciência e da tecnologia. No Brasil, a edição deste fim de semana foi off-season, ou seja, fora da temporada oficial.
Os catarinenses criaram um robô semiautônomo de 51 kg e 1,18 metro de altura capaz de cumprir missões como acertar a bola no alvo, mover objetos, agarrar em barras e até mesmo escalar.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC