Em missão empresarial à Itália, FIESC realiza o SC Day

Em reunião na Confindustria, entidade congênere à Federação, localizada em Bolonha, no norte do país, o presidente Mario Aguiar apresentou o potencial para ampliar os negócios com SC

Florianópolis, 7.6.2022 – Em missão empresarial à Itália, a Federação das Indústrias (FIESC) realizou nesta segunda-feira, dia 6, o SC Day, evento em que o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, apresentou o potencial para ampliar os negócios entre o estado e o país Europeu. A iniciativa ocorreu na sede da Confindustria, entidade congênere à FIESC, localizada em Bolonha, na Emília-Romahna. A delegação também participou de reuniões na ART-ER, instituição focada em atração de investimentos, inovação e pesquisa e desenvolvimento, e no Make-In-Bo Fab Lab, que integra uma rede global de laboratórios do Massachusetts Institute of Technology (MIT), voltada à difusão da cultura da fabricação digital.

“A internacionalização da indústria catarinense é um dos pilares da gestão da FIESC porque induz o desenvolvimento da indústria. Nossa agenda é na região de Emília-Romanha, um polo industrial, no norte da Itália, que tem grande similaridade com Santa Catarina no quesito diversidade produtiva. Além disso, é um hub de tecnologia e inovação, que está entre as referências da Europa”, afirma Aguiar.

O grupo, liderado por Aguiar, também é integrado pelo vice-presidente regional, Waldemar Antônio Schmitz; pelo diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira; pelo diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Azevedo Fiates; pelo sócio da Alcaplas, Alceu Lorenzon, além do diretor-executivo da Electro Aço Altona, Eduardo Vetter, e pelo diretor industrial da empresa, Danilo Antônio Correia.

A programação segue até o dia 12 e prevê, ainda, reuniões e visitas a instituições como a Universidade de Bolonha, o 4.0 Industry Center: BI-REX, a escola técnica A. Ferrari Maranello (entidade que atua com inovação e internacionalização de empresas), a Rubiera Special Steel (empresa referência em metalurgia), a ILPO (fabricante de componentes para o setor moveleiro), a Confederação Nacional do Artesanato (CNA), a Habitech, instituição que atua com energia verde, além de participação na MECSPE, exposição multissetorial de manufatura aditiva.