Florianópolis, 21.10.2025 – Os participantes da missão à China, liderada pela FIESC, conheceram a sede do Grupo Alibaba — uma das principais plataformas globais de e-commerce, e o Porto de Shenzen, o quarto maior em movimentação de contêineres do mundo. Integram a comitiva representantes de indústrias de seis estados brasileiros de setores como ferramentas, pavimentação, serviços de TI, máquinas e equipamentos, software e educação. A cidade de Shenzhen, localizada no Sul do país asiático, é conhecida como o “Vale do Silício” da China por ser um polo de referência em tecnologia e inovação.
Além da agenda em Shenzhen, o grupo participou da Canton Fair, a maior feira comercial da China, realizada na cidade de Guangzhou. Nesta edição, mais de um milhão de novos produtos e 1,1 milhão de itens com direitos de propriedade intelectual independentes estão sendo exibidos. Das 175 seções de exposição, 18 são dedicadas às tecnologias inteligentes, reunindo mais de 350 mil produtos inovadores. Além disso, na feira tem fóruns sobre inteligência artificial e comércio digital, ferramentas e tecnologias que impulsionam a modernização e a competitividade das empresas.
A comitiva brasileira também participou de reunião com Laís Solano, segunda secretária do Consulado-Geral do Brasil em Cantão, e Arthur Guimarães, gerente na Câmara Chinesa de Comércio do Brasil. Eles realizaram apresentações sobre a geografia da China, as principais cidades, o PIB e possibilidades de negócios.
O grupo inicia o retorno ao Brasil a partir desta terça-feira, dia 21.