Estudantes da rede de educação básica da FIESC apresentaram lendas de Lages e realizaram interações com a comunidade durante uma caminhada cultural em pontos históricos da cidade

 

Lages, 14.06.2022 - Conhecer a cidade encenando lendas, contando histórias, cantando e dançando. Assim foi o walking tour ‘Do Ponto ao Conto’ promovido por alunos do ensino médio da Escola S - rede de educação básica da FIESC integrada pelo SESI e pelo SENAI -  em pontos turísticos e históricos de Lages. A ação aconteceu nesta terça-feira (14) e faz parte do programa ‘Patrimônio na Escola’. A iniciativa tem como finalidade contar a história da cidade através de caminhadas culturais conduzidas pelos estudantes.

O programa é realizado em parceria com o Guia Manezinho. Em Lages, o professor Edenir Erimar foi o orientador da atividade. Durante três meses ele e os cerca de 30 alunos elaboraram ações para contar sete lendas da cidade:  ‘A Gralha Azul’, ‘E o Defunto Desapareceu’, ‘A Filha do Correia Pinto’, ‘Santa Cruz’, ‘O Carretão Fantástico’, ‘Boi Corneta’ e ‘Serpente do Tanque’. 

Após o trabalho de pesquisa e planejamento, os estudantes foram às ruas para dividir o conhecimento com a comunidade. As ações foram realizadas em pontos e monumentos históricos como: a Catedral, o Calçadão, Cacimba de Santa Cruz, o Mercado Público e o Parque Jonas Ramos que é conhecido como Tanque. Eles também foram responsáveis pela produção de um e-book com os roteiros e pelo desenvolvimento de jogos que estão disponíveis na página do projeto.

Segundo o professor Edenir, um dos objetivos do programa é tirar o aluno da sala de aula e mostrar que a educação pode atingir a comunidade. “Foi muito interessante, o povo na rua parou para ouvi-los e isso foi encantador, foi algo que brilhou os olhos e é isso que a gente quer, isso é educação”, disse. Além de Lages, a caminhada cultural do programa ‘Patrimônio na Escola’  já foi realizada em Criciúma e Chapecó. As próximas cidades que vão desenvolver a atividade são: Blumenau e Florianópolis. 

 

Com informações da assessoria de imprensa da Vice-presidência da FIESC.
 

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina