No município, instituição tem centro de responsabilidade social; espaço foi inaugurado em março em parceria com Sindicato das Indústrias de Fiação

Florianópolis, 09.07.2026 – Os programas de voluntariado do SESI/SC realizados em Joinville somaram 3,5 mil horas de trabalho voluntário no primeiro semestre deste ano.

O volume equivale a quase dois anos de trabalho de uma pessoa em uma jornada de oito horas por dia, de segunda a sexta-feira.

Desde março, as atividades são realizadas no Centro de Responsabilidade Social do SESI/SC, inaugurado em parceria com o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Joinville (SIFTJ). 

Antes, as ações ocorriam em uma unidade do SESI/SC, no Centro.

🤝 Programas executados em Joinville

1. Retalhos do Bem: Criado em 2021, o programa produz mantas e travesseiros destinados a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. As peças são confeccionadas por voluntários com materiais têxteis doados pelas empresas Döhler e Tecelagem Norte Catarinense. Em 2025, foram produzidas 6 mil unidades.

2. Tampinha do Bem: A iniciativa arrecada tampas plásticas entregues pela comunidade em unidades do SESI/SC, SENAI/SC e FarmaSesi. O material é separado por voluntários e destinado à reciclagem. Os recursos obtidos são revertidos na compra de bolas e outros materiais esportivos para crianças e adolescentes atendidos por serviços de acolhimento. No ano passado, em Joinville, foram recolhidas sete toneladas de tampinhas.

3. Lacres do Bem: Lacres de latas de alumínio também são arrecadados nas unidades das entidades do Sistema FIESC. O material é organizado por voluntários e trocado por cadeiras de rodas destinadas ao Hospital São José, de Joinville. Para cada cadeira, são necessárias 138 garrafas PET de dois litros cheias de lacres.

Imagem
c
No Retalhos do Bem, em 2025, foram produzidas 6 mil peças têxteis para pessoas em vulnertabilidade

❤️ Quer ser voluntário?

O Centro de Responsabilidade Social funciona em prédio do SIFTJ, anexo ao SENAI Norte, na Rua Waldemar Döhler, 957, na Zona Industrial.

📍 Em todo o Estado

O SESI/SC mantém ações de voluntariado em todas as regiões de Santa Catarina por meio do programa Eu Voluntário, criado em 2012. Em 2025, a iniciativa mobilizou 16,6 mil horas de trabalho voluntário. Interessados em participar podem se inscrever pelo site euvoluntario.sesisenai.org.br.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Notícias relacionadas