Em Joinville, Cintec debate ESG, transição energética e descarbonização

A 14ª Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica começou nesta terça-feira (11/7), trazendo novidades em equipamentos e tecnologias para o setor

Joinville, 12.7.2023 - Promovido pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia em Santa Catarina, o Congresso de Inovação e Tecnologia (Cintec) trouxe como tema de abertura “Transição Energética, Descarbonização e ESG”.  O painel. realizado neste terça (11) foi conduzido pelo presidente da Tupy, Fernando de Rizzo; Valter Knihs, da Weg; e por André Teixeira, do Instituto SENAI de Tecnologia. O Cintec integra a programação da 14ª Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica.

“Estamos vivendo um momento importante de país, de posicionamento da indústria brasileira, de retomada da indústria”, destacou, na abertura do evento, o diretor de Educação, Saúde e Tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “Esse evento, num ambiente em que a gente expõe as competências, as capacidades da indústria, é mais do que adequado”, salientou.

Para Luís Gonzaga Trabasso, pesquisador chefe do Instituto SENAI de Inovação em Joinville e mediador do debate, o Cintec traz para o setor industrial oportunidades de inovação que contribuem para a retomada do protagonismo da indústria nos setores social e econômico do país.

Em relação ao tema da abertura, Gonzaga avalia: “É um tema urgente a ser resolvido para que possamos continuar não apenas sobrevivendo, mas crescendo do ponto de vista social e cultural. Reconhecemos que existe o problema, mas que também há propostas de solução que já estão sendo aplicadas no setor industrial. A nossa intenção é que essas iniciativas se propaguem às pessoas e empresas que participam do Cintec e da Intermach”, acrescentou o pesquisador.

Já para o presidente da Tupy, Fernando de Rizzo, eventos como Intermach são importantes espaços para relacionamento e compartilhamento de informação entre públicos estratégicos para a indústria. “As feiras são muito importantes aos pequenos produtores, às pequenas e médias empresas, que são os nossos fornecedores e que garantem a nossa competitividade. E aqui é um fórum que permite que todas as empresas da região possam vir conhecer, investir, ver as melhores práticas para adotar na sua empresa”, afirma.

Informações como desenvolvimento de novas baterias, novas formas de armazenamento, aplicação do hidrogênio como forma de descarbonização, foram alguns dos assuntos que despertaram a atenção do engenheiro de materiais Moisés Teixeira, durante a abertura do Cintec. “Como pesquisador e coordenador do Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser, em Joinville, é sempre bom ouvir de empresas e profissionais de renome em suas áreas de atuação, o que está acontecendo de fato. É interessante saber que o que a gente vê de futuro, na verdade já está mais próximo da realidade deles”, afirma Teixeira.

Valter Knihs, da WEG, começou participação, lembrando que transição é feita de forma harmoniosa. “Não significa que algo vai morrer, mas que novas frentes se estabelecerão e terão certa predominância", diz.

O Cintec prossegue até sexta (14), com debates sobre inteligência artificial, robótica aplicada, processamento a laser, transição energética e ESG. A programação completa do Congresso está disponível no www.intermach.com.br.

Feira

Na abertura da Feira, Marco Prass Goetten, gerente executivo de SESI, SENAI e IEL na região Norte-Nordeste, destacou a pauta da empregabilidade, que está levando estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas para visitar a Intermach. A iniciativa objetiva aproximar os alunos à tecnologia. “Montamos o estande do Senai com uma série de tecnologias bastante lúdicas e vamos trazer 200 alunos de escolas estaduais para mostrar isso para os jovens, para que possam conhecer e escolher uma carreira na área técnica”, ressaltou Goetten, lembrando as várias parcerias que a Fiesc mantém na área da educação com a prefeitura de Joinville.

Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora da Intermach, lembrou que a Feira é um evento de destaque tecnológico industrial do Brasil, realizado em Joinville, um dos pilares do setor metalmecânico do estado.  “Santa Catarina é reconhecida por seus produtos de classe mundial e por sua força de trabalho altamente qualificada”, frisou Richard.

A vice-prefeita Rejane Gambin disse que o Brasil inteiro acredita nesse evento. “Aqui vamos mostrar o que tem de inovação, de tecnologia, e novidade para que outras pessoas e empresas possam comprar esses equipamentos, gerar mais negócios e empregos. Além disso, a feira movimenta a economia local, os hotéis e restaurantes. Um dinheiro que vem para a nossa cidade”.

Tecnologia e interatividade

Um dos destaques do estande da FIESC e que atraiu os visitantes é o robô, que lembra o personagem do filme Homem de Ferro, fabricado por impressão 3D em máquinas de pequeno porte. Totalizando mais de 1.920 horas de impressão e 32 quilos de peso, o componente contou com a ajuda de estudantes e professores para sua montagem final. Além desta atração, o estande da FIESC conta com um outro robô industrial que faz a manipulação de peças de forma lúdica, envolvendo uma lógica utilizada no contexto industrial da Indústria 4.0. Os visitantes da Intermach também poderão acompanhar a produção do seu próprio brinde, que será fabricado por uma injetora de plástico do SENAI.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FIESC na Região Norte-Nordeste.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR