Em Jaraguá, indústrias trocam experiências e debatem inovação e empreendedorismo

Temas foram abordados durante reunião conjunta das Câmaras de Máquinas e Equipamentos Elétricos e da Micro e Pequena Indústria da FIESC. O evento foi realizado no Novale Hub, nesta quarta-feira, dia 29

Florianópolis, 30.11.2023 - Representantes de indústrias de Jaraguá do Sul e região trocaram experiências e debateram temas como digitalização, inovação e o perfil do empreendedor do futuro. Os assuntos foram abordados em reunião conjunta das Câmaras de Máquinas e Equipamentos Elétricos e da Micro e Pequena Indústria da FIESC, nesta quarta, dia 29, no Novale Hub, em Jaraguá. O evento contou com a participação de lideranças industriais e políticas, e os participantes também realizaram visitas técnicas ao Instituto SENAI de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis e à Weg.

Na abertura do encontro, o presidente da Câmara da Micro e Pequena Indústria, Célio Bayer, destacou a importância de avançar nas discussões sobre a neoindustrialização, ou seja, a retomada da indústria como indutora do desenvolvimento do país.

Daniel Godinho, presidente da Câmara de Máquinas e Equipamentos Elétricos, observou que a integração produtiva e a digitalização são dois temas que estão sendo trabalhados com ênfase. “E hoje estamos fazendo integração produtiva. Estamos aqui para nos ajudar e para conhecer a realidade das nossas empresas e conectar com inovação e digitalização”, declarou.

O perfil do empreendedor do futuro foi outro tema debatido. Amanda Maciel, do Sebrae-SC, destacou o aumento de jovens no mundo do empreendedorismo, em boa medida estimulado pela tecnologia, e a importância de entender esse novo perfil do empreendedor. “Mais do que conhecimento e habilidade técnica, as habilidades mais valorizadas pelo empreendedor do futuro são as comportamentais. Entre elas, a habilidade de lidar com risco calculado, possibilidade de se adaptar aos modelos de comportamento do consumidor, ser nativo digital e ter resiliência. O sucesso vai depender muito do comportamento e menos da formação técnica”, explicou.

O gerente de operações do Instituto SENAI de Tecnologia, Fábio Fernando Karnopp, mostrou como a entidade pode auxiliar principalmente as pequenas e médias empresas com projetos de tecnologia e inovação. Entre eles, destacam-se o Projeto Agiliza, realizado em parceria com o Sebrae-SC, com foco no aumento da produtividade e da eficiência energética. A rede de institutos também atua em áreas como manufatura avançada, transformação digital, economia de baixo carbono, economia circular e news space. “Temos tecnologias à disposição que aceleram a transformação na indústria”, disse, lembrando que, em 2022, os institutos atenderam quase 4 mil empresas e a carteira de projetos ativos somou R$ 250 milhões.

A presidente do conselho administrativo do Novale Hub, Talita Beber, e o diretor-executivo da instituição, Nelson Netto, apresentaram ações da instituição, que é um centro de inovação para fomentar empresas e negócios. Clique aqui e saiba mais

Ainda no encontro, o analista de desenvolvimento setorial da FIESC, Ivo Leonardo Burghardt, apresentou a 3° edição das SC Expo Defense, que a Federação realiza nos dias 16 e 17 de maio de 2024, em Florianópolis. Clique aqui e saiba mais