Em Itajaí, FIESC orienta sobre certificação de origem

Profissionais da entidade reuniram-se com representantes de sindicatos de indústria e visitaram empresas e despachantes aduaneiros

Florianópolis, 22.5.2023 - Representantes da Federação das Indústrias (FIESC) reuniram-se em Itajaí com representantes de sindicatos de indústria e realizaram visitas a empresas e a despachantes aduaneiros. No dia 16 de maio, foi realizado um evento sobre certificação de origem na Intersindical, entidade parceira da FIESC na assinatura do documento.

O objetivo principal foi compartilhar boas práticas na emissão do certificado. Foram abordados também temas como a importância e as vantagens da certificação, acordos comerciais, como funcionam as regras de origem e as possíveis sanções que podem ser aplicadas caso identificados erros/fraudes no processo.

A FIESC é a entidade emissora do documento, credenciada pelo Ministério da Economia, e possui um sistema ágil e intuitivo, otimizando o tempo de execução das atividades no preenchimento dos documentos para exportação.

Nos dias 17 e 18 de maio, a equipe visitou indústrias parceiras da Federação, como a Aurora Coop, a Usimetal e alguns despachantes aduaneiros localizados na região. A agenda foi finalizada no dia 18 de maio, com a realização de treinamento de certificação de origem para toda a equipe de documentação da BRF S.A.

A Federação é a única entidade de Santa Catarina a emitir o certificado de origem com o selo da Câmara de Comércio Internacional (ICC), o qual é reconhecido internacionalmente e agrega credibilidade e rastreabilidade aos documentos dentro e fora do país. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as Federações das Indústrias estão sempre trabalhando para garantir que os procedimentos para a emissão dos certificados de origem respeitem as normas e legislações mais recentes e estejam em conformidade com as melhores práticas internacionais.