Em evento, FIESC e Judiciário sensibilizam empresários para contratar jovens do Novos Caminhos

Café com Empresários foi realizado nesta quarta (16) no SENAI em São José

Florianópolis, 17.10.2024 - Nesta quarta-feira (16), no auditório do SENAI em São José, foi realizado o “Café com Empresários”, evento promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com o Poder Judiciário, a fim de apresentar o Programa Novos Caminhos a empresários da regional Sudeste. O encontro teve como objetivo sensibilizar as empresas catarinenses para a contratação de jovens participantes do Programa, por meio de estágios, aprendizagem profissional ou empregos efetivos.

Na abertura do evento, a vice-presidente da FIESC na regional Sudeste, Micheli Poli Silva, ressaltou a importância da iniciativa: “Queremos que as empresas entendam o valor de dar oportunidade aos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Isso pode gerar grandes empreendedores e empresários no futuro, evidenciando que nosso trabalho teve um propósito”. Ela ainda destacou a colaboração entre o Poder Judiciário, a FIESC e os empresários como um fator decisivo para o sucesso da ação.

A juíza Ana Cristina Borba Alves, da Vara da Infância e Juventude de São José, que acompanha o Novos Caminhos desde o início, reforçou a importância do Programa na vida dos adolescentes. “É um divisor de águas. Um caminho para a cidadania, para o trabalho e para um futuro melhor”, afirmou.

Sandro Volpato Faria, gerente de responsabilidade social da FIESC, ressaltou a qualificação dos jovens que participam do programa, destacando que eles estão preparados para atender às demandas do mercado de trabalho. “O principal objetivo deste encontro é criar uma conexão entre esses jovens e as empresas que têm vagas disponíveis”, disse.

A V8 Brasil, representada por Laysna Pimentel Morgado, profissional de Recursos Humanos, é uma das empresas parceiras do Programa. Ela destacou o impacto positivo da contratação desses jovens: “Eles estão muito motivados e, muitas vezes, são efetivados. Isso gera benefícios tanto para eles quanto para a empresa”.

Durante o evento, empresas parceiras receberam o certificado de “Empresa Cidadã 2024”, em reconhecimento ao apoio dado ao Programa Novos Caminhos. Entre as empresas presentes estavam Audaces Automação, Sulcatarinense, Eletrobras CGT Eletrosul, Precicast, SInasc, Atlanta Indústria, V8 Brasil, Clemar Engenharia, Celesc e Café Jurerê.

O PROGRAMA

Criado em 2013, o Programa Novos Caminhos já beneficiou cerca de 7,5 mil jovens em Santa Catarina, com mais de 14,7 mil matrículas em cursos de educação básica e profissionalizante. Além disso, foram realizados 1,6 mil atendimentos psicológicos e odontológicos, e 1,7 mil empregos foram gerados.

O Programa é fundamental para apoiar jovens que, ao completarem 18 anos, precisam deixar as instituições de acolhimento e seguir suas vidas de forma independente. Em Santa Catarina, cerca de 1,7 mil jovens vivem nessas instituições.

Atualmente, junto com TJSC, AMC e FIESC, integram o programa no Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); a Associação Catarinense de Medicina (ACM); a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Regional de Santa Catarina; o CIEE/SC; e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).