Florianópolis, 10.07.2023 - Qualificação profissional, retenção de talentos e saúde mental são os temas que estarão em destaque no Congresso Catarinense de Recursos Humanos (Concarh), que ocorre em Florianópolis nos dias 13 e 14 de julho. A Federação das Indústrias (FIESC), por meio do SESI, do SENAI e do IEL, marca presença no evento que deve reunir mais de 3 mil profissionais ligados à área de gestão de pessoas.
Além de apresentar às indústrias soluções para superar os desafios do atual cenário no mercado de trabalho, as entidades da Federação participam dos painéis de discussão do congresso. Às 15h30 do dia 13, os médicos do SESI Iananda Ortiz e Leandro Garcia abordam estratégias para gestão de pessoas e competitividade quando o assunto é saúde corporativa. Na sexta-feira, dia 14, o gerente de educação 4.0 do SENAI, Alex Kuhnen, fala sobre a jornada do profissional do futuro.
O diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, lembra que o desenvolvimento de capital humano e a atenção à saúde corporativa são agendas que exigem planejamento permanente. “Empresas competitivas têm olhar atento às questões de saúde, que desafiam cada vez mais a sustentabilidade dos negócios. A realidade demográfica do país, que mostra o envelhecimento populacional, nos coloca frente a um desafio ainda maior: seguir qualificando esses profissionais, que se mantêm ativos por mais tempo, e cuidando da saúde de forma integral”, reforça.
Soluções para a indústria
A FIESC leva à feira demonstração de diversas soluções desenvolvidas para promover na indústria ambientes mais seguros e saudáveis, além de suporte para a qualificação e retenção dos profissionais. Entre os destaques estão o diagnóstico de saúde mental realizado pela Cora, uma inteligência artificial desenvolvida pelo Centro de Inovação e Tecnologias para a Saúde do SESI. Outra atração é o óculos de realidade virtual que demonstra como é o treinamento em altura (NR 35) nas plataformas do SESI.
O SENAI detalha ainda o Habilita Carreira, uma solução personalizada que desenvolve competências nas equipes internas para cumprimento de prazos, aumento da produtividade, sucessão técnica e ampliação da capacidade produtiva. As etapas incluem diagnóstico, criação de trilha, execução do curso e validação prática, com a aplicação das habilidades desenvolvidas.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC