Em evento com radiodifusores, FIESC defende liberdade de imprensa

Presidente da entidade recebeu comenda do Mérito Catarinense outorgada pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão

Florianópolis, 18.5.2016 - O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, fez na noite desta quarta-feira (18) uma enfática defesa da liberdade de imprensa e do papel dos veículos de comunicação para a democracia. O pronunciamento foi realizado no encerramento do 16º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, quando foi entregue pela primeira vez o título de “Mérito Catarinense” a quatro personalidades do Estado. Além de Côrte, foram homenageados Antônio Koerich (Grupo Koerich), Júlio Garcia (ex-presidente da ALESC) e Mário Petrelli (Grupo RIC).

“Reiteramos nossa convicção de que a liberdade de imprensa é direito fundamental para que a sociedade possa conhecer e se defender de quaisquer arbitrariedades. Trata-se de condição primordial para a existência do Estado Democrático”, afirmou Côrte. “Com efeito, a informação está entre os principais instrumentos de participação democrática. Assim desejamos vida longa à Acaert e às emissoras catarinenses que respeitam, propagam e pautam sua ação pelos valores da verdade, da liberdade, da justiça e da solidariedade”, acrescentou.

O empresário, que falou em nome dos homenageados da noite, lembrou a importância dos veículos de comunicação para o desenvolvimento. Não só pela sua importância econômica, mas também porque os meios de comunicação têm dois papéis que precisam ser constantemente destacados. “Um deles é o de estimulador da economia. Ao dar visibilidade a produtos e serviços, a mídia ajuda a fortalecer a economia catarinense como um todo. Cria valor e amplia as oportunidades de expansão dos negócios. O outro, talvez ainda mais relevante, é o de disseminar e promover o fluxo de informações na sociedade, o que permite às pessoas discernirem e formarem opinião para suas melhores decisões”, disse.

Côrte ainda avaliou o cenário nacional. Disse que o Brasil vive um momento decisivo de sua história, cheio de desafios e oportunidades. “Esperamos ardentemente que o novo governo acabe com a complexidade e a insegurança do ambiente institucional em que os empreendedores vinham operando e restabeleça as condições para o retorno dos investimentos e para a geração de empregos, estimulando desta forma o início do processo de recuperação de nossa economia”, afirmou.
Para os presidentes do Congresso da Acaert, Saul Brandalise Jr, e da entidade, Rubens Olbrisch, as quatro personalidades reconhecidas que já fizeram muito por Santa Catarina, principalmente nos quesitos sociais e econômicos e por isso foram reconhecidas.