Florianópolis, 27.10.2015 – Profissionais de educação do SESI, entidade da FIESC, participam esta semana, em Bento Gonçalves (RS), do Congresso Internacional de Educação a Distância promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). No evento, eles apresentam experiências bem-sucedidas em Santa Catarina no uso da robótica para o ensino das disciplica de matemática e física, além de estratégias para reduzir a evasão escolar de jovens e adultos que frequentam cursos de educação básica oferecidos pela entidade. O encontro, iniciado neste domingo (25), segue até o dia 29 de outubro.
A robótica é utilizada com alunos do Ensino Médio com o objetivo de aproximá-los de situações reais, ampliar conhecimentos, criar soluções, trabalhar em equipe. A robótica desenvolvida com peças de LEGO na EJA permite que o aluno desenvolva e exercite suas habilidades motoras, explore conceitos tecnológicos por meio da criatividade e do raciocínio lógico, e construa diversas montagens integradas ao conteúdo das aulas. De modo descontraído, a robótica apresenta o universo da ciência e da tecnologia, além de ampliar o conhecimento interdisciplinar.
Outro trabalho desenvolvido pelo SESI analisou os índices de evasão, suas causas e estratégias de permanência na educação de jovens e adultos a distância. O estudo identifica que entre as causas das desistências dos alunos do SESI, está a falta de motivação ou interesse e a mudanças na rotina pessoal. Ações de mobilização e incentivo, como a inclusão da robótica entre as estratégias de ensino, promovidas pelas equipes de educação nas indústrias catarinenses impactaram de forma positiva nestes indicadores, resultando na redução de aproximadamente 10% da evasão escolar.
Sobre o Congresso
Esta é a 21ª edição do Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED) que receberá educadores, especialistas, pesquisadores e dirigentes de organizações educacionais para discutir assuntos diretamente relacionados à educação a distância no Brasil e a inovação dessa modalidade de ensino. Em 2014, o SESI de Santa Catarina participou do encontro e apresentou pesquisa que mostra que o uso das redes sociais no ensino a distância eleva interação entre aluno e professor.
Assessoria de Imprensa – FIESC
48 3231-4244 / 9176-2505
elida.ruivo@fiesc.com.br