Em campanha para doação de imposto de renda, FIESC mobiliza mais de R$ 27 mil

Recurso obtido com o redirecionamento do imposto de renda de colaboradores da Federação será aportado em projetos sociais catarinenses voltados a crianças, adolescentes e idosos; para as empresas, é possível doar ao longo de todo o ano

Florianópolis, 22.6.2022 - Uma campanha realizada pela Federação das Indústrias (FIESC) junto aos seus colaboradores redirecionou a projetos sociais catarinenses mais de R$ 27 mil do imposto de renda devido. As iniciativas são voltadas à promoção da saúde e do bem-estar de crianças, adolescentes e idosos. São 29 fundos municipais, entre Fundo da Infância e Adolescência e Fundo do Idoso beneficiados de 17 cidades do estado. A ação integra a agenda do programa Fundo Social, da Gerência de Responsabilidade Social.

Para as empresas, o redirecionamento do imposto de renda devido pode ser feito até 31 de dezembro. Destinar parte deste valor a projetos locais é um ato de cidadania que garante a permanência de recursos em Santa Catarina e subsidia iniciativas sociais importantes para a comunidade.

>> Os projetos aptos a receber recursos podem ser consultados na plataforma do Fundo Social.

Na declaração do imposto de renda, pessoas físicas podem doar até 6% do imposto de renda devido, sendo até 3% para os Fundos da Criança e do Adolescente e até mais 3%  para os Fundos do Idoso. As Pessoas Jurídicas também podem fazer a destinação. Com o advento da Lei nº 12.594/2012, o limite para destinação feito pelas PJ passou a ser de 1% para cada um dos fundos, desde que sejam tributadas com base no lucro real e destinem no decorrer do ano-calendário.

🔹 Incentivos fiscais viabilizam projetos importantes para SC

O Hospital São José, de Jaraguá do Sul, por sua vocação, possui um número expressivo de atendimentos de idosos e de atendimentos oncológicos. Esse fato habilita o Hospital a buscar recursos junto a Lei de Incentivo ao Idoso e PRONON – Programa de Atenção Oncológica do Ministério da Saúde. No último ciclo de doações, que se intensifica no fechamento do ano fiscal, o Hospital recebeu aportes que ultrapassam os R$ 6 milhões em recursos que serão destinados à qualificação e à ampliação dos atendimentos.

Ainda em Jaraguá do Sul, o Hospital e Maternidade de Jaraguá arrecadou R$ 3,4 milhões por meio do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA). Os recursos serão aplicados na ampliação e reforma da Maternidade, das unidades de cuidados intermediários (UCI) e dos serviços de nutrição dietética.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, também contou com incentivos fiscais, recebidos via FIA, para reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva Mista - Neonatal e Pediátrica. O projeto "Nas Mãos de Quem Ama" visa ampliar a oferta de leitos e a capacidade de atendimento da unidade, além de sistematizar as práticas assistenciais de cuidado humanizado para crianças de 0 a 13 anos 11 meses e 29 dias em tratamento na unidade. Será oferecido uma Unidade de Terapia Intensiva Mista (Neonatal e Pediátrica) com capacidade instalada para o funcionamento de 20 leitos, sendo 15 leitos de UTI neonatal e 5 leitos de UTI pediátrica. O HNSC é referência para toda a região sul do estado, credenciado para atendimento à Gestação de Alto Risco e faz parte da Rede Cegonha (MS). Registram-se mais de 3 mil nascimentos/ano no hospital.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC