Em Caçador, FIESC implanta câmara de educação e entrega sala de matemática

Presidente da entidade também inaugurou a sede da vice-presidência para o centro-norte e quadra poliesportiva na unidade do SESI

Caçador, 4.9.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) implantou nesta sexta-feira (4), em Caçador, a 12ª Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação e inaugurou a sede da vice-presidência da entidade para o centro-norte, a sala SESI Matemática e quadra poliesportiva na unidade do SESI. A cerimônia contou com a presença do presidente da Federação, Glauco José Côrte, do vice-presidente regional da entidade, Gilberto Seleme, além de empresários, representantes de sindicatos de indústria e autoridades locais e regionais.

Diante da plateia, Côrte apresentou o seguinte quadro: apenas 11% dos alunos do nono ano do ensino fundamental tem aprendizagem adequada em matemática. Em 2012, esse número estava em 12%. “Já era baixo e ainda retrocedemos mais um pouco. No último Enem, 500 mil jovens tiraram zero em redação − 8% dos que participaram do exame. Desde 2009, o Ideb das escolas públicas permanece em 3,4 numa escala que vai de 0 a 10”, alertou.

Na opinião do presidente da FIESC, a sociedade tem que reagir. “Não podemos acreditar que o nosso País possa ser mais justo e com mais oportunidades para todos se não melhorarmos o nível de educação. Temos feito esse trabalho de melhoria da escolaridade do trabalhador e dos jovens, mas precisamos avançar mais”, defendeu.

Ele disse ainda que melhorar a qualidade da educação brasileira é um pedido dos jovens, conforme recente pesquisa das Nações Unidas, que mostra que a educação é prioridade.  “Os jovens não se contentam mais em frequentar a escola e passar de ano. Eles estão dizendo: vocês tem a responsabilidade de nos dar uma educação de qualidade”, completou, lembrando que para isso é necessário aprimorar a formação dos professores, além de investir em capacitações e mais qualificadas.

Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras contam com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. A iniciativa promove a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região para a superação dos desafios.

“Educação a gente não faz sozinho. Tem que ter equipe”, afirmou Seleme, destacando a participação dos jovens embaixadores da região, Cláudio Klaus Júnior e Morgana Luci Grando. “A FIESC está com o propósito de mostrar para os jovens que com educação fica tudo mais fácil”, disse.

O prefeito de Caçador, Gilberto Amaro Comazzetto, alertou sobre os altos índices de evasão escolar no município e região, e reforçou seu apoio às iniciativas voltadas à educação. “Não tenho dúvida que a educação é o caminho mais curto e mais eficiente. Há uma união de esforços em torno da causa”, enfatizou.

Durante o encontro, o diretor-executivo do Movimento, Antonio José Carradore, disse que em Santa Catarina 39% dos jovens do Estado não concluíram o ensino médio, que 54,5% dos trabalhadores da indústria têm educação básica completa e que a escolaridade média dos trabalhadores acima de 25 anos é de 8,5 anos − a média brasileira é de 7,7 anos. “Queremos superar alguns indicadores e atuar nas fragilidades para termos, de fato, educação qualidade. Estamos falando de uma educação mais ampla, de formação de um bom profissional e de um bom cidadão”, explicou.

No encontro, a FIESC também entregou a sala SESI Matemática – que alia modernas práticas educacionais a recursos tecnológicos, como games online, para o ensino da disciplina. O espaço atenderá 700 alunos.

O SESI Matemática tem como diferencial o foco no uso de novas tecnologias em conjunto com aquelas utilizadas em uma sala de aula tradicional. O professor tem a sua disposição tanto um quadro branco, para explicações e registros, como também uma lousa digital com internet e suporte para interatividade. Dessa forma, é possível apresentar vídeos com exemplificações de conceitos, acessar softwares e plataformas de games MangaHigh.

Além dos games online, o programa inclui outras iniciativas: kits com materiais concretos e bibliografia básica; formação continuada de professores; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico. Com os recursos, o programa pretende formar adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuarem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Escritório regional - Ainda em Caçador, a FIESC instalou dentro da Uniarp (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe) o escritório da vice-presidência da entidade para o centro-norte. “Penso que é o primeiro escritório de uma federação de indústria que se instala dentro de uma universidade. É um case para o Brasil. É mais uma demonstração do pioneirismo e da inovação que temos aqui”, afirmou, lembrando que o espaço também tem um sentido simbólico da união entre academia e indústria, entre o professor e o industrial. Seleme, por sua vez, explicou que a estrutura atenderá oito sindicatos de indústria da região e estará à disposição do setor.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642