Florianópolis, 16.02.2024 - Cerca de 4,5 mil estudantes do 8° e do 9° ano da rede municipal de Blumenau participarão de programa viabilizado por uma parceria firmada pela prefeitura com o SENAI e que visa despertar estes jovens para carreiras mais tecnológicas. O lançamento ocorreu na quarta-feira (14), com a presença do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; da vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar; do secretário de educação, Alexandre Matias; da gerente-executiva do SESI e do SENAI na região, Silvia De Pieri; além de professores da rede pública e de docentes do SENAI responsáveis pelo projeto.
Chamado de ‘Hellow’, o programa busca capacitar os estudantes para o mercado de tecnologia e desafia de forma envolvente e dinâmica. “O Hellow é a cereja do bolo que vai trazer para o jovem uma oportunidade de entrar em contato com tecnologia de uma maneira diferente. Queremos que eles entendam que a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia”, comenta o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
O programa é um convite aos adolescentes para conhecer o mundo da tecnologia para além do que eles conhecem hoje no seu cotidiano. “Nós queremos que esses jovens vivam uma nova atmosfera da tecnologia nesse tempo. Nosso intuito é fazer com que, quando migrarem para o ensino médio, a tecnologia seja uma opção de carreira”, explica Silvia De Pieri.
O projeto começará com 4.500 alunos na fase inicial. Destes, 300 estudantes serão selecionados para participar do Hackathon, que resultará nos 100 finalistas que terão a oportunidade de realizar o curso gratuito. O projeto ainda tem a intenção de estimular o crescimento de mulheres no mercado de TI, por isso, 50% das vagas dos finalistas são destinadas às meninas.
Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Assessoria de Imprensa