Duas Rodas tem crescimento de 30% no 1º trimestre

A Duas Rodas, multinacional brasileira líder na fabricação de aromas e ingredientes para alimentos e bebidas, registrou crescimento de 30% no faturamento acumulado do 1º trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o presidente da companhia, Leonardo Zipf, uma combinação de fatores impulsionou o desempenho positivo. Um dos aspectos foi o posicionamento estratégico adotado para dar suporte aos clientes das diferentes unidades de negócios durante a pandemia. “Também influenciaram o bom resultado a reabertura do mercado, com redução gradativa das restrições nos últimos meses, e o consequente aquecimento das vendas para segmentos mais afetados, como sorvetes, confeitaria e chocolates, especialmente pela proximidade da Páscoa”, afirma Zipf.

Fundada há 96 anos por imigrantes alemães em Santa Catarina, a Duas Rodas está presente em mais de 30 países e tem como clientes grandes players dos mercados global e nacional. A empresa fechou 2021 com aumento de 13,5% no faturamento consolidado sobre o ano anterior, chegando a R$ 1,2 bilhão.

Nova planta para fabricação de extrato de guaraná

A companhia teve crescimento de 48% no faturamento das exportações em 2021 em comparação a 2020. O resultado foi puxado pela crescente busca por produtos funcionais tipicamente latinos, como o guaraná, a acerola, o açaí e a erva-mate, que impulsionou principalmente a venda de extratos botânicos para os mercados europeu, americano e asiático.

Para atender a esta demanda crescente, a companhia prevê no plano de investimentos a construção de uma nova planta para fabricação de extrato de guaraná na sua unidade em Estância (Sergipe), que tem localização estratégica no Nordeste, por estar perto da matéria-prima. O investimento projeta aumento de 30% na capacidade produtiva deste tipo de extrato.

Ao todo, a empresa vai investir R$ 200 milhões para expansão dos negócios no Brasil e no mercado internacional até 2024. Os recursos serão destinados para aquisição de novos equipamentos, automatização, otimização dos espaços físicos das fábricas na matriz, que fica em Jaraguá do Sul (SC), e nas filiais de São Bernardo do Campo (SP) e Estância (SE), elevando em mais de 40% a capacidade produtiva da empresa no Brasil.

A multinacional brasileira acabou de inaugurar um novo escritório no Texas (EUA). A companhia já conta também com escritório na China e distribuição em outros países em todo o mundo por meio de parceiros exclusivos.

Sobre a Duas Rodas:

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há 96 anos na fabricação de aromas e ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.

Com informações da assessoria de imprensa da Duas Rodas