Domingo foi de Corrida do Bem em Itajaí

Evento reuniu 350 pessoas da região

Itajaí, 29.11.2015 - Na manhã do último domingo (29), 350 pessoas participaram da Corrida do Bem, promovida pelo SESI, entidade da FIESC, em Itajaí. Esta foi a terceira e última etapa deste projeto que já ocorreu em Florianópolis e São José. Foram provas de 5 e 10 km de corrida e a caminhada.

A largada aconteceu às 8 horas, ao lado do Centreventos e foi dada pelo jovem Vinicius Alan Galafassi, de 16 anos, que participou da competição nas três cidades.  Vinícius tem tetraparesia e uma lesão cerebral, o que reduziu os movimentos nos braços e pernas, mas há dois anos encontrou no esporte uma oportunidade para melhorar a sua coordenação motora. Ele é acompanhado pelo pai José Ricardo Galafassi, em todas as provas. Juntos, eles já participaram de provas no Brasil e outros países da América Latina. Agora treinam para, no ano que vem, participarem de uma nova competição em Vale Sagrado, no Peru. A preparação conta com treinos diários, com duração de uma hora e meia. E a dica de Vinicius para quem ainda não começou a praticar exercícios é: “Para a saúde, correr sem parar”.  O pai confirma e revela os benefícios que o filho teve após o início da prática esportiva. “Melhorou a qualidade física dele, cardiorrespiratória, e a motora também”, pontuou.

Em Itajaí, Vinicius correu 5 km, mas o pai conta que ele já cumpriu provas de 13 km. E o sonho é grande. “Agora estamos treinando para as corridas de paratletismo e nosso objetivo é conseguir os índices para as fases nacionais, e quem sabe, para 2020, vaga para as paraolimpíadas no Japão”, contou José Ricardo.

O desafio também foi grande para os demais atletas que correram os 5 e os 10 km, pela Avenida Beira Rio até o Molhe. Anderson Gonçalves, 34 anos, foi o campeão nos 10 quilômetros e comemorou muito a vitória, que foi disputadíssima. “O meu maior desafio hoje foi superar o cansaço, já que ontem participei de uma competição de corrida de 10 Km, na areia. E o parceiro que estava aqui hoje, estava lá ontem também e teve a felicidade de chegar na minha frente. E hoje eu consegui ganhar dele, mas foi por detalhe, só no finalzinho consegui distanciar dele”, festejou.  Nos 5 km, a vitória foi de Rafael de Carvalho.

Na prova de 10 km feminino, a fonoaudióloga Cristiane Silva, 42 anos, subiu ao ponto mais alto do pódio. Há 10 anos ela pratica a corrida e aproveitou para destacar o que acha importante as pessoas que ainda não começaram a se exercitar saberem. “ Se você quer começar a correr, ninguém vai do dia para a noite sair correndo. Então comece num belo dia, um minuto de corrida, dois de caminhada e vai aumentando seu tempo e procure um bom profissional para te orientar”, explicou. Nos 5km, a vencedora foi Suzete Lizote, a primeira mulher a passar pelo tapete vermelho.

Todos os participantes foram premiados com medalhas. “Eventos como esses com caminhada, corrida, integrando as pessoas num domingo de manhã, o tempo nos ajudando sem chuva, e conseguir finalizar, premiando as pessoas que se dispõem a sair de casa e a melhorar sua qualidade de vida, sua saúde, para nós é fundamental”, descreveu o diretor regional do SESI, Roberto Zen.

O SESI Corridas do Bem é promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio da sua entidade, em parceria com a Arquidiocese de Florianópolis. Os recursos serão destinados a Arquidiocese. Em Itajaí, a Comunidade Terapêutica São Lourenço, que atende homens que enfrentam a luta contra a dependência química, receberá parte do valor arrecadado. Para o Diácono Djalma Lemes, a parceria foi muito positiva. “ A igreja com isso fez uma experiência inédita, sair de si, buscar qualidade de vida através da corrida, da caminhada, levando as famílias a se confraternizarem. A igreja não tinha essa experiência, nesta linha de saúde e qualidade de vida. Foi muito proveitoso e esperamos no próximo estarmos juntos”, contou.