Conforme os cursos forem sendo adequados ao processo, estudantes estarão dispensados de apresentar fotocópias de documentos; todos os cursos de ambas as instituições adotarão o procedimento

Florianópolis, 18.11.2019 – A partir de 2020, toda a documentação estudantil (da matrícula à conclusão dos cursos) dos estudantes de SENAI e SESI em Santa Catarina será armazenada digitalmente. O processo começará pelos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Ao longo do ano, todos os demais cursos, da educação infantil aos cursos técnicos e de qualificação, também serão contemplados. As duas entidades somam mais de 100 mil matriculas por ano.

Com a medida, as entidades da FIESC farão a digitalização de todos os seus cursos. Até o final de 2019, está sendo digitalizado todo o acervo dos arquivos dos cursos superiores de tecnologia (desde 1998). A estimativa é que nesta atividade sejam produzidas 900 mil imagens.

O processo segue as melhores práticas de digitalização, indexação e assinatura digital de documentos – incluindo arquivamento e backup dos arquivos em nuvem, existência de um comitê e respeito a protocolos de segurança e atendimento às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Conforme cada curso for inserido no procedimento, não será mais necessário fazer fotocópia dos documentos (que são exigidas pelos órgãos oficiais). Além disso, todos os diários de classe, notas e aprovações serão produzidos e mantidos de forma digitalizada. Nos casos de matrículas em novos cursos, documentos anteriores que ainda tenham validade não precisarão ser reapresentados. A guarda e descarte seguem as regras oficiais quanto à temporalidade.

Para esta atividade, foi adotado o software SE Suíte, produzido pela catarinense Soft Expert. O aplicativo está sendo customizado e parametrizado para cada tipo de curso. Outras instituições de ensino estão procurando o SENAI e o SESI de Santa Catarina para conhecer o modelo que está sendo adotado.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br 

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco