Docentes e estudantes do SENAI recuperam computadores doados para jovens de baixa renda

Doações podem ser levadas às unidades do SENAI em Florianópolis (Rod. SC-401, nº 3730), São José ou Palhoça; eletrônicos recuperados serão entregues a estudantes do programa Conecte-se, do Centro Cultural Escrava Anastácia, que oferece aprendizagem e renda emergencial para jovens que vivem em comunidades mais vulneráveis

Florianópolis, 13.07.2020 – Jovens que participam do programa Conecte-se, promovido pelo Centro Cultura Escrava Anastácia em parceria com o SENAI e o SENAC, receberão em breve computadores para acompanhar as aulas online e as formações oferecidas pelas entidades. Integrantes de comunidades de baixa renda na Grande Florianópolis, eles dependem da doação de computadores que pode ser feita nas unidades do SENAI em Florianópolis (Rod. SC-401, nº 3730), São José ou Palhoça.

Os computadores doados serão recuperados por estudantes e docentes do curso de manutenção e suporte em informática do SENAI. As máquinas passam por serviços de limpeza, conserto, instalação e configuração. “Com a iniciativa, colocamos o conhecimento técnico do SENAI a serviço da sociedade em um momento tão crucial, garantindo o acesso à informação e à educação aos estudantes. A ação segue alinhada aos nossos propósitos de não apenas formar, mas também contribuir para a transformação social", afirma o diretor-regional do SENAI e diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

:: Desde o início da pandemia, a comunidade escolar do SENAI se uniu para reduzir a exclusão digital de estudantes que tiveram as aulas presenciais canceladas.

“A iniciativa teve início quando pedi doações de computadores por meio das minhas redes pessoais para que estudantes aqui da região pudessem continuar estudando durante a pandemia. Com a repercussão, a ACATE que tinha um projeto parecido nos procurou para parceria. Além dos estudantes da rede pública que a ACATE auxilia, os computadores recuperados agora devem chegar aos jovens de baixa renda do programa Conecte-se”, explica o coordenador do curso de manutenção e suporte em informática do SENAI, João Clayton Aires.

:: Conheça o Conecte-se
O Conecte-se é um programa de aprendizagem e renda emergencial promovido pelo Centro Cultural Escrava Anastácia, integrante da Rede IVG (Instituto Pe. Vilson Groh). A iniciativa surgiu para substituir, temporariamente, o Rito de Passagem, projeto que apoia o desenvolvimento de jovens de comunidades da grande Florianópolis que, em razão da COVID-19, tiveram as aulas presenciais suspensas.

O projeto tem parceria do SENAI/SC, entidade que integra a Federação das Indústrias (FIESC) e é responsável pela trilha de aprendizagem industrial. Os adolescentes que participam do Conecte-se poderão escolher entre as formações Educação Ambiental e Empreendedorismo, que integram o Programa de Competências Transversais.

Por não terem computador em casa, muitos dos participantes do programa assistem aos cursos pela tela do celular. A ajuda fará a diferença na vida de estudantes que, apesar das adversidades, seguem estudando e se preparando para o mercado de trabalho, mesmo durante a pandemia.

Com informações do Centro Cultural Escrava Anastácia.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina