Do Star Wars para a Metalurgia: Darth Vader é a maior peça impressa em 3D e chega com IA

O robô estará no estande da FIESC na feira, que vai mostrar novas tecnologias utilizadas na indústria

Florianópolis, 18.9.2023 - A Federação das Indústrias (FIESC) estará presente na Feira da Metalurgia com um estande destinado a apresentar as novas tecnologias utilizadas no ensino dos cursos do SESI e SENAI. A principal atração tecnológica e interativa será o robô que se assemelha ao personagem Darth Vader da franquia Star Wars, fabricado através da impressão 3D em máquinas de pequeno porte. Essa peça é a maior já impressa em 3D e supera o robô do Homem de Ferro, também fabricado pela instituição e apresentado durante a Intermach.

A peça tem uma altura de 2,18 metros e pesa 22,98 kg. A produção em 3D levou 14 dias e foi realizada em oito máquinas, operando 16 horas por dia. Comparativamente, o Homem de Ferro mede 2,03 metros e pesa 32 kg. Além de ser maior, o "Darth Vader" está equipado com inteligência artificial, o que permite que ele responda perguntas dos visitantes da Feira de Metalurgia.

Para demonstrar técnicas da Indústria 4.0 e do metaverso, o estande contará com óculos de realidade virtual, com os quais os visitantes poderão visualizar um processo de fundição em 3D. Esse processo é projetado através de um software que permite que o profissional interaja e altere comandos a distância. "A metalurgia avançou muito, e com essas novas tecnologias, queremos mostrá-la de forma interativa", explica Daniel de Aviz, gerente de Operações do SESI SENAI Norte Nordeste.

Os visitantes da Feira de Metalurgia também terão a oportunidade de conhecer o Módulo de Treinamento Sistema de Freios, um projeto inovador produzido pelo SENAI em parceria com a Schulz Automotiva. Esse projeto tem como objetivo a formação de estudantes dos cursos técnicos e profissionais da área automotiva. A solução desenvolvida é semelhante a um chassi de caminhão, com 5 metros de comprimento e 750 kg de peso. Ela está equipada com todas as peças do sistema de freios, incluindo compressores de freios em dimensões reais, bem como suas ligações eletroeletrônicas, linhas hidráulicas e pneumáticas.

A Metalurgia

A Feira Metalurgia acontecerá de 19 a 22 de setembro em Joinville, reunindo expositores ligados à fundição, metalurgia, automação e robótica, indústria 4.0, tratamento térmico e soldagem, reciclagem e equipamentos de proteção individual (EPI). O evento conta com o apoio do SESI e do SENAI, entidades da FIESC que atuam para promover a inovação e qualificação no setor. O SENAI é um protagonista em Joinville no fornecimento de cursos técnicos na área de fundição e metalurgia e está com vagas abertas para as turmas de 2024.

Com informações da Logos Conexão e Conteúdo

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC