Digitalização e infraestrutura são destaques na reunião da Câmara de Máquinas e Equipamentos

Encontro foi realizado nesta quarta-feira, dia 7

Florianópolis, 8.12.2022 - Cases de digitalização da indústria, a agenda da indústria para infraestrutura de transportes e o panorama político e econômico pós-eleições foram temas debatidos na reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos da FIESC. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, dia 7.

O gerente de engenharia e inovação da Schulz Automotiva, Tiago Chiarotti de Oliveira, apresentou três cases de digitalização que aumentaram a produtividade dos processos da empresa: o set-up na usinagem, a programação da lavadora central para onde as peças vão depois de serem usinadas e a realização da documentação eletrônica, que reduziu o uso de papel. Ele informou ainda que, em 2022, a divisão automotiva da empresa prevê faturar cerca de R$ 2 bilhões. Entre os segmentos de atuação da companhia estão: caminhões, máquinas agrícolas e de construção, além do mercado de exportação.

O presidente da Câmara, Daniel Godinho, salientou que a apresentação de cases é importante para a troca de experiências entre os participantes do fórum. “Esse é o objetivo que queremos alcançar aqui no grupo. Essa integração permite conhecermos as soluções e todos podem ganhar produtividade com isso”, disse.

O gerente de logística e sustentabilidade da FIESC, Egídio Martorano, apresentou um panorama da situação das rodovias estaduais e federais, por conta das chuvas. A interrupção em determinados trechos tem afetado o transporte dos insumos para a indústria e dos produtos para os mercados consumidores. Ele também apresentou a Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura – documento que mostra que SC demanda R$ 18,4 bilhões em investimentos na área entre 2023 e 2026 para alcançar um padrão considerado adequado para segurança e eficiência do sistema.

Ainda no encontro, o diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, chamou a atenção para a importância do tema mudanças climáticas e salientou o esforço que o país precisa fazer para avançar. O economista-chefe da FIESC, Pablo Bittencourt, apresentou um panorama em que destacou as perspectivas da economia mundial e a situação das contas públicas brasileiras.