Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Dia da Família na Escola, no sábado (16), vai mobilizar mais de 1 milhão em todo o Estado

Proposta pelo Movimento Santa Catarina pela Educação e acatada pelo governo do estado e Assembleia Legislativa, iniciativa se tornou lei estadual

Florianópolis, 11.4.2016 – No sábado, dia 16 de abril, será realizada a primeira edição do Dia da Família na Escola, uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, que, acatada pelo governo estadual e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, se transformou em lei no Estado. A mobilização neste ano envolve as escolas da rede estadual e do Sistema S, com a expectativa de mobilizar mais de um milhão de pessoas.

Cada escola envolvida está preparando uma programação para integrar pais, estudantes e demais familiares. São palestras com temas diversos, atividades culturais de teatro, dança e música e ações esportivas estão sendo preparadas para a participação dos estudantes e seus familiares. As entidades de educação profissional dão ênfase à apresentação de projetos práticos desenvolvidos pelos estudantes durante os cursos.

Na sua primeira edição, o Dia da Família na Escola terá como tema central Educação e Saúde. O objetivo é mostrar o quanto adotar hábitos saudáveis é benéfico para o aprendizado dos estudantes. Alimentação adequada, exercícios físicos, cuidados com a visão, audição, fala, saúde bucal, higiene pessoal e bullyng são alguns dos temas propostos.

Maior presença dos pais fortalece aprendizado

“Estudos revelam que a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado. Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que lidera o Movimento. “O Dia da Família na Escola é uma importante oportunidade para chamar a atenção para isso”, destaca. 

A Secretaria de Estado da Educação encaminhou orientação para toda a rede e as escolas estão se mobilizando para que as famílias  tenham um dia especial. “Como é bom ir até a escola dos nossos filhos e acompanhar de perto seu aprendizado. A ação fortalece os laços familiares e contribui efetivamente com o desempenho intelectual das crianças. As famílias vão às escolas por que acreditam nos professores, na gestão, e queremos estimular ainda mais essa participação, possibilitando assim maior interação entre a escola, os estudantes e as famílias”, destaca o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

O presidente do Sistema Fecomércio SC/Sesc/Senac, Bruno Breithaupt, considera a iniciativa “fundamental para incentivar e valorizar o envolvimento ativo dos pais e responsáveis na vida escolar das crianças e adolescentes. O engajamento é estratégico por que ajuda a legitimar a educação oferecida nas escolas, interfere positivamente no desempenho dos filhos e ainda fortalece o vínculo entre aluno, família e ambiente escolar”. 

A união de forças em favor da educação é destacada pelo presidente da Federação da Agricultura de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo. “A FAESC incorporou-se ao Movimento Santa Catarina pela Educação por compreender que o único caminho para o desenvolvimento cultural e econômico consiste na preparação de todos para os desafios dos novos tempos”. Ele salienta que, por meio do SENAR, a Federação da Agricultura está “desenvolvendo esforços para a formação das novas gerações e a qualificação e requalificação dos adultos, habilitando-os às novas exigências das atividades laborais e empresariais da agricultura e do agronegócio”.

Para o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, “o Dia da Família na Escola é o primeiro passo para dar à educação o destaque que deve ter na vida de todos os catarinenses. Um novo paradigma.  A participação dos pais, da família, será uma demonstração de que o aprendizado e a formação do cidadão não é exclusivo da escola. Deve ser da família e da sociedade. A contribuição de cada segmento vai enriquecer o processo educacional e principalmente, contribuir para o desenvolvimento social. E nesse sentido é que a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística e o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (SENAT) como integrantes do Movimento Santa Catarina pela Educação participam das ações do Dia da Família na Escola".

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012. Obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC). Também participam os serviços sociais e de aprendizagem da indústria (SESI e SENAI), do comércio (SESC e SENAC), dos transportes (SEST e SENAT) e da agricultura (SENAR). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Exemplo que vem de casa

O hábito da leitura faz parte da rotina da família do trabalhador Sandro Martins (foto), operador de manufaturas em Joinville. Ele afirma que investe frequentemente na aquisição de obras para seus três filhos, além de, sempre que possível, escolher brinquedos educativos, como os jogos de memória, para que os meninos aprendam brincando. Por meio da campanha Pais pela Educação, promovida pelo Movimento Santa Catarina pela Educação, ele começou a se informar sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos filhos. É uma forma de acompanhar a qualidade da educação. 

 

_______________________________

Assessorias de Imprensa/contatos:

FIESC/SESI/SENAI/IEL
Ivonei José Fazzioni - ivonei@fiesc.com.br - 48 3231-4673/ 8421-3600
 

FECOMÉRCIO/SENAC/SESC
Adriana Maria Fernandes - imprensa@fecomercio-sc.com.br
Cristina Schulze - cristina.schulze@sc.senac.br.
Sarah Goulart e Alessandra Carvalho Pescador - imprensa@sesc-sc.com.br
 

FETRANCESC/SEST/SENAT
Juraci Perboni - imprensa@fetrancesc.com.br
 

FAESC/SENAR
Marcos Bedin - mb@mbcomunicacao.com.br
 

Secretaria de Estado da Educação
Edinéia Rauta - edineiarauta@sed.sc.gov.br

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.