Dia da família na escola, no sábado (15), abordará saúde mental

A data é lei em Santa Catarina desde 2014 e visa conscientizar a comunidade da importância de participar da vida escolar dos estudantes; nas unidades da rede Escola S estão programadas atividades culturais, oficinas de robótica, leitura, dobradura, massinha, aulas de meditação, relaxamento, palestras sobre inteligência emocional além de bate-papo com psicólogos

Florianópolis, 14.04.2023 - Transformar o ambiente escolar num espaço de promoção e proteção da saúde mental das crianças e adolescentes, em parceria com as famílias, é o objetivo do Dia da Família na Escola deste ano. O tema “Saúde Mental: relações familiares e escolares” vai ser debatido nas atividades realizadas nas unidades escolares de Santa Catarina neste sábado, dia 15. Escolas de Blumenau vão adiar a celebração da data por conta do episódio ocorrido no último dia 5.

🔹 Informe-se na escola do seu filho sobre a programação preparada para este dia.

🔹 Veja em quais regiões do estado a Escola S terá atividades.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressalta que “abordar o assunto nas escolas é urgente e necessário, principalmente, com a participação das famílias”. A Escola S, rede de educação básica do SESI e do SENAI, oferece desde 2020 atendimento psicopedagógico por meio do Programa de Acolhimento e Convivência SESI e SENAI. “Estamos trabalhando essa questão por meio de uma rede de apoio que inclui, além dos nossos profissionais, representantes locais do conselho tutelar, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), das unidades básicas de saúde, psicólogos autônomos e clínicas particulares”, detalha.

“A presença da família na escola é muito importante para os nossos estudantes. O apoio dos familiares é fundamental para as crianças e adolescentes, para que eles estejam estimulados a procurar o melhor caminho profissional em suas vidas. Se a família e a escola estiverem na mesma direção, teremos cada vez mais um ensino de qualidade”, destaca o secretário de Educação, Aristides Cimadon.

A data está incluída no calendário escolar catarinense desde 2016 por conta da lei estadual nº 16.877, que visa incentivar a família a participar efetivamente da vida escolar dos alunos. Participam escolas municipais e estaduais, rede privada, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI, com a Escola S), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT).

Cada escola envolvida é responsável por preparar a programação nas respectivas unidades para integrar pais, estudantes e demais familiares conforme a temática deste ano. Entre as ações programadas nas unidades da Escola S estão roda de conversa com psicólogos, atividades culturais, oficinas de robótica, leitura, dobradura, massinha, aulas de meditação, relaxamento e palestras sobre inteligência emocional.

Atenção à saúde mental

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou sua maior revisão mundial sobre saúde mental desde a virada do século. O trabalho detalhado fornece um plano para governos, acadêmicos, profissionais de saúde, sociedade civil e outros com a ambição de apoiar o mundo na transformação da saúde mental.

O levantamento mostra que quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. Além disso, 15% dos adultos em idade laboral sofreram com algum transtorno mental. Desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Cartilha sobre alimentação saudável

Além de tratar do bem-estar emocional, psicológico e social dos estudantes, a campanha do Dia da Família na Escola deste ano vai incentivar uma vida mais saudável, por meio de uma cartilha. O material desenvolvido pela FIESC apresenta informações para melhorar a alimentação das famílias catarinenses. Acesse aqui.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC