Design mecânico de robô catarinense é o segundo melhor do mundo em torneio internacional

Estudantes do SESI SENAI de Brusque conquistaram troféu em competição de robótica realizada em West Virginia (EUA) neste final de semana (12 a 14 de julho)

Florianópolis, 15.7.2018 – Estudantes do SESI SENAI de Brusque conquistaram nos Estados Unidos troféu de segundo melhor design mecânico no torneio promovido pela FIRST LEGO League (FLL) em West Virginia, Estados Unidos. A competição reuniu 62 equipes de diversos países, de 12 a 14 de julho. As viagens espaciais foram o tema desta temporada da FLL. As equipes foram desafiadas a criar alternativas que ajudassem no bem-estar de astronautas e em pesquisas espaciais.

“É uma sensação muito boa saber que estamos entre os melhores do mundo. A troca de conhecimento é muito grande e todos só têm a ganhar. Com a robótica, a gente aprende programação, raciocínio lógico e conceitos de engenharia. Nessa temporada, ainda aprendemos mais sobre a vida no espaço”, conta Arthur Gabriel Silveira Sophiatti, integrante da equipe.

Os catarinenses também desenvolveram um projeto de pesquisa que visa suprir a deficiência de vitamina D nos astronautas, um problema comum na vida espacial. Mesmo com a ingestão de duas doses diárias do nutriente, pesquisas espaciais mostram que astronautas voltam à Terra com cerca de 30% a menos do nível ideal. Isso ocorre, principalmente, pela falta da exposição aos raios ultravioletas do tipo B, transmitidos pelos raios solares. A deficiência da vitamina pode causar uma série de doenças como osteoporose, câncer, depressão e demência.

Nesta temporada, os catarinenses já conquistaram prêmios no Festival de Robótica, realizado no Rio de Janeiro, e no Mundial de Robótica, em Houston (EUA). No torneio realizado neste final de semana, as outras duas equipes brasileiras, de escolas do SESI de Goiás e do Distrito Federal, conquistaram na competição o primeiro e segundo lugar geral, respectivamente. A nova temporada será lançada em agosto.

Robótica

A robótica está inserida nos currículos escolares do SESI desde 2002, mas nos últimos anos ganhou relevância por conta dos avanços da indústria 4.0, mais tecnológica e automatizada. A robótica está provocando uma revolução nas salas de aulas. Ela vai além dos cálculos e desenvolvimento de sistemas autônomos, envolve criatividade, trabalho em equipe e vontade de aprender.

O campeonato da FIRST promove educação, ciência e tecnologia pelo mundo, e tem como parceiras empresas como a Qualcomm, Google, Bosch, Lego Education, Apple, Boeing, entre outras. Desde 2013 promove torneios de robótica da FIRST LEGO League (FLL) com jovens de 9 a 16 anos. Em 2019, passou a organizar mais uma categoria de robótica, a FIRST Tech Challenge (FTC).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244