Florianópolis, 14.12.2023 - A descarbonização na indústria e os projetos ambientais conduzidos pela BMW Brasil foram temas da reunião promovida pela Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias (FIESC), nesta quinta-feira, dia 14. O presidente da Câmara, José Lourival Magri, conduziu as atividades do grupo.
Charles Leber, especialista em serviços tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental, instalado em Blumenau, falou sobre as ações da entidade para promover a descarbonização na indústria. Já Leopoldo Erthal, gerente de proteção ambiental da BMW Brasil, apresentou ações da fábrica nesta área.
Recentemente, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar acompanhou a Conferência do Clima (COP28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele integrou delegação nacional do setor no evento. Empresas catarinenses como a Weg e a BRF, além da JBS e da Randon, que tem unidades no estado, foram algumas das companhias que apresentaram as suas agendas pela descarbonização.
A pauta inclui ainda debates sobre o aporte do imposto de renda devido por pessoa jurídica (IRPJ) em projetos sociais. Empresas que tributam por lucro real têm até o dia 29 de dezembro para destinar até 10% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) a projetos sociais voltados à saúde, infância e adolescência, esporte, cultura, assistência a idosos e apoio a pessoas com deficiência. Em SC, destinação poderia injetar R$ 250 milhões nestas áreas e a FIESC mantém programa que recomenda projetos em todo o estado que podem receber aportes.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC