Desafios reais da indústria reforçam aprendizagem em cursos do SENAI

Estudantes da instituição vivenciam situações do mercado de trabalho e são estimulados a buscar soluções para problemas enfrentados pelo setor industrial

Florianópolis, 25.3.2019 – Os projetos pedagógicos de confecção de vestidos inspirados no filme Maria Antonieta, colocado em prática na unidade de Rio do Sul, e de desenvolvimento de papel-semente, em Blumenau, foram os vencedores do Torneio de Situações de Aprendizagem do SENAI/SC, entidade da FIESC. A disputa envolveu 328 desafios, de todas as regiões do Estado, compartilhando ações que buscam “materializar” o conhecimento por meio de atividades que aproximem os estudantes das situações reais do mundo do trabalho, para as quais buscarão soluções que executarão no decorrer d o ano letivo.

O torneio foi realizado em três categorias. Na individual, Isaura Badziak, da unidade do SENAI em Rio do Sul, foi a vencedora, com a proposta para que os estudantes de Aprendizagem Industrial em Confecção de Moldes e Roupas produzissem vestidos inspirados no filme dirigido pela cineasta Sophia Coppola. A segunda colocação coube ao docente Muriel Barbosa Felipe, da Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo da unidade de Tubarão, com o projeto de uma ação beneficente. Valine Meyer Silveira, professora da Aprendizagem Industrial em Química – Fabricação e Conservação de Alimentos, de Jaraguá do Sul, foi a terceira colocada, com o projeto de suplemento noturno para o bem-estar.

Isaura explica que o trabalho foi complementar a outra situação de aprendizagem, que é a produção de bolsas para uma empresa. Com o material que sobrou, os estudantes foram instigados a produzir vestidos com base no filme de época. “Não foram cópias do figurino do filme, mas inspirações para confecções para os dias atuais”, destaca. “Os estudantes perceberam que a gente pode ir trabalhando em coisas que são difíceis e que aos poucos vão se tornando mais fáceis; eles compreenderam que é possível trabalhar de maneira criativa, mesmo com pouco material”, afirmou.

Na categoria coletiva, os vencedores foram os docentes Adriana Boyen, Eneias Maffezzolli, Francisco da Silva e Greice Tavares, do curso técnico em química, do SENAI em Blumenau, com o projeto de papel semente. Segundo a professora Greice, situação-problema apresentada foi a grande quantidade de papel de boa qualidade que é descartada em muitas empresas ou escritórios, sem o reaproveitamento. Como alternativa, os estudantes desenvolveram um método de reciclagem, adicionando sementes. Esses papéis, que podem ter o formato de cartões de brindes ou impressos promocionais, podem ser plantados, permitindo a germinação de plantas diversas. O segundo colocado na categoria foi o projeto “planejamento e controle de processo produtivo de uma indústria plástica”, proposto pelos docentes Bruno Beda, Cátia Bardini, Bruno de Mello e Patrícia Bohem, dos cursos de Aprendizagem Industrial em Moldes de Plástico por Injeção e Assistente de Produção, também do SENAI em Joinville. A terceira posição coube ao projeto de Eficiência Energética, dos professores Aroldo de Souza, Héllius Castanheiro, Lindomar Miguel e Lucas Cordeiro, do Curso Técnico em Eletrotécnica, de Mafra.

Na categoria pedagógico, Célia Gonçalves, do SENAI em Joinville, ficou com a primeira colocação, seguida de Maria Olávia Monteiro (da mesma unidade) e a Marister Gonçalves (de Rio do Sul). “Na proposta, o professor atua como mediador e mobilizará as atividades com os alunos de maneira que os conhecimentos sejam evidenciados por meio das habilidades adquiridas durante o processo”, afirma Célia.

imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4673