Da icônica laranjinha à bebida funcional, Água da Serra reinventa seu negócio

Indústria de Braço Norte produz 160 milhões de litros de bebidas por ano e recentes investimentos da companhia em nova fábrica na Bahia permitirão dobrar a produção no próximo ano, com investimento de R$ 120 milhões

Florianópolis, 27.09.2024 - O Espaço Indústria, na FIESC, recebe este mês a Água da Serra, que produz a famosa laranjinha, uma bebida que para muitas pessoas remete à infância. Mas engana-se quem pensa que a empresa de Braço do Norte deu início a sua história por meio desta bebida, em 1943. Na verdade, as gasosas de guaraná, framboesa e limão foram as primeiras criações da companhia, lembra o CEO da Água da Serra, Eymard Frigotto.

A icônica laranjinha só veio em 1960. A Água da Serra nasceu fabricando as gasosas de guaraná, framboesa e limão, além de uma bebida quente fabricada de cachaça, o Bitter. Atualmente, a indústria tem 50 produtos em quatro marcas diferentes: os refrigerantes Água da Serra, destinados ao público mais cativo e que tem na memória o consumo da laranjinha; a XP Energy Drink, com bebidas energéticas; a Shift, com bebidas alcoólicas; e a Laví, uma marca focada em saudabilidade, com águas funcionais e 30 sabores de chás.

A reinvenção do negócio se consolida com a inclusão no portfólio das águas funcionais, com foco em saúde e bem-estar, e bebidas alcoólicas, recém-lançadas em uma das maiores feiras do setor supermercadista. Recentes investimentos da Água da Serra também permitirão à companhia dobrar sua produção anual, que hoje é de 160 milhões de litros. “Nós fizemos um investimento no parque fabril para dobrar nossa capacidade de produção por meio do lançamento de produtos todos os anos. Em breve, vamos lançar barras de cereais”, revela Frigotto. A nova fábrica está em construção na cidade de Entre Rios, na Bahia, e recebeu investimentos de R$ 120 milhões.

Desde 2006, mantém o projeto Bica Água da Serra, uma fonte de água purinha que fica na lateral externa da sede da fábrica, em Braço do Norte. A água que sai na bica é a mesma usada para fazer os refrigerantes. Tem origem em um poço artesiano que, logo após a sua extração, passa por um tratamento com filtro, deixando a água pronta para o consumo. Qualquer pessoa pode abastecer bombonas de água e garrafas ao passar por ali.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.