Custo do frete representa, em média, 15% do preço final dos produtos

Para 66% das indústrias, o preço do frete é elevado, mostra pesquisa da CNI com 2.500 empresários de todo o país

Florianópolis - 11.11.2022 - O custo do frete representa, em média, 15% do preço final dos produtos, mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ouviu 2.500 empresários de todo o país. Para 66% das empresas consultadas, o preço do frete é elevado. O modal rodoviário é indicado apenas para pequenas e médias distâncias, mas, segundo a pesquisa, somente 48% dos industriais escoam a produção em trajetos com média inferior a 500 quilômetros. As distâncias percorridas, conforme o levantamento, são de 885 km em média no país.

Os dados nacionais mostram que 38% das indústrias mudariam operação de rodovia para outro modal, sendo que 28,5% optariam por transferir a operação para as ferrovias, caso houvesse condições de infraestrutura adequadas para o escoamento dos produtos.

Clique aqui e confira a íntegra da pesquisa

Com informações do Portal da Indústria