Cursos técnicos viabilizam acesso ao mercado de trabalho; veja como ingressar

Formações foram apresentadas nesta quinta-feira (11), no Mundo SENAI, evento online e gratuito promovido pela entidade; ciências, tecnologia, engenharia e matemática são as áreas mais promissoras

Florianópolis, 11.11.2021 - A educação profissional é um ‘atalho’ para acessar o mundo do trabalho. Oito em cada dez egressos de cursos técnicos do SENAI conquistam uma vaga de emprego até um ano após formados. Nesta quinta-feira (11), o Mundo SENAI apresentou uma série de oportunidades para ingressar em formações profissionalizantes. São 5,8 mil vagas abertas em cursos técnicos.

🚀 Acesse, confira as opções de cursos e se inscreva.

Thiago Korb, gerente de educação básica e profissional do SESI e do SENAI, alertou para as diversas oportunidades que a indústria oferece em Santa Catarina. “Estamos com uma maior abertura de vagas, sendo o nosso estado um dos que mais geram postos de trabalho. Por isso, precisamos de pessoas qualificadas para estes postos. E o SENAI atende mais de 28 áreas tecnológicas na indústria, com destaque para formações nas áreas STEM, nas quais os salários são duas vezes e meia maior que a média das demais ocupações em Santa Catarina”, informou Korb, ao lembrar um estudo recente do Observatório FIESC

Mais de mil pessoas acompanharam o evento online. Em enquete realizada com os participantes, 34% afirmaram que escolheram, ou vão escolher, a formação técnica como itinerário formativo no novo ensino médio e 22% a matemática e suas tecnologias.

A graduação também foi tema no encontro. Entre as ofertas mais atuais da rede de ensino superior do SENAI estão o MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis e o MBI em Fundição 4.0, além de formações em lean manufacturing, polímeros, e-Health, finanças, smart cities, TI, Food 4.0 e indústria criativa. Atualmente, a Faculdade possui cinco cursos de graduação tecnológica autorizados, 12 cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e 10 cursos de pós-graduação lato sensu à distância.

Educação no SENAI
O diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, lembrou que a pandemia acelerou a busca por inovação, amparada em soluções tecnológicas. “Queremos proporcionar ao jovem um mergulho no mundo da indústria, apresentar os melhores caminhos de formação para aqueles que desejam se preparar para o futuro e colaborar na construção de uma trajetória de sucesso e conquistas”, afirmou.

A gerente-executiva de Educação do SESI e SENAI, Adriana Cassol, lembrou, durante o evento, a dimensão dos serviços de educação oferecidos pelas entidades da FIESC, a maior rede privada de educação básica do país. São mais de 400 opções de formação profissional em cursos de curta duração, de até 200 horas. “É assim que atuamos, desde a educação básica até o ensino superior, para fomentar a construção da formação acadêmica e profissional, com habilidades e competências para o sucesso profissional”, frisou.

Os inscritos no Mundo SENAI receberão cupom de desconto para a primeira mensalidade de cursos rápidos, técnicos e maker (educação continuada). A promoção é válida até o dia 16 de novembro.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC