Curso exclusivo do SENAI prepara técnicos para a área de fundição

Formação foi desenhada em parceria com a Associação Brasileira de Fundição (ABIFA) e com empresas do setor; aulas ocorrem no SENAI em Joinville que está recebendo investimentos de R$ 2 milhões em infraestrutura para os novos laboratórios

Florianópolis, 22.3.2022 –  O SENAI em Joinville deu início nesta segunda-feira (21) à formação técnica em fundição, curso inédito no país desenhado em parceria com a Associação Brasileira de Fundição (ABIFA) e com empresas do setor. Mais de R$ 2 milhões estão sendo investidos em novos laboratórios na unidade para formar os técnicos industriais.

De acordo com a ABIFA, o setor responde no país pela produção de 816 mil toneladas de produto acabado. Em Santa Catarina, emprega 20 mil pessoas e é um dos segmentos que mais se destacam na geração de postos de trabalho. “Mais da metade das empresas de metalurgia e fundição catarinenses  estão em Joinville e representam uma relevante fatia da produção industrial do estado. Por isso o SENAI vem ampliando os investimentos em formação, pesquisa e inovação para o setor”, comentou o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, na aula inaugural do curso.

Nesta primeira turma serão formados profissionais que trabalham na Weg, Tupy, Docol e Nidec que estão sendo apoiados por bolsas de estudo oferecidas pelas empresas.

Dados do Observatório FIESC mostram que o setor da metalurgia foi responsável pela maior taxa de crescimento na produção industrial catarinense em 2021. A expansão de 42,3% recuperou a queda de 14,0% registrada em 2020. Além do aumento da demanda externa, o bom momento do setor da construção vem gerando impactos positivos na indústria metalúrgica.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC